Home Cursos » FIES
AddThis Social Bookmark Button

Fies

O que é o FIES

O FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) é um programa do governo federal que ajuda você a concretizar o sonho de concluir o ensino superior através do financiamento do curso de graduação em instituições de ensino particulares, como a UCB, que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

A partir de 2010, o FIES passa a funcionar em um novo formato para que um número maior de estudantes tenha acesso ao programa.

O novo FIES – O que mudou

Prazo maior
Antes, o prazo para quitação da dívida era de duas vezes o período financiado do curso. Agora, é de três, acrescido de 12 meses. Ou seja: se você financiar um curso com duração de quatro anos, terá 13 anos para quitar a dívida, com a vantagem de o início do pagamento só começar 18 meses após o fim do curso.

Financiamento a qualquer hora
A partir de agora, o financiamento passa a ser requerido a qualquer momento e não mais apenas em processos seletivos. O agente operador passa a ser o FNDE (Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação), e o atual agente financeiro é a Caixa Econômica Federal.

Participação no Programa Saúde da Família
Alunos dos cursos de Medicina e de Licenciaturas, que atuem como professores da rede pública de educação básica ou como médicos no programa Saúde da Família, poderão abater 1% da dívida a cada mês trabalhado (20h semanais).

Quem pode se inscrever

Todo estudante que esteja regularmente matriculado em curso de graduação de instituições de ensino superior que não sejam gratuitas e que tenham obtido avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

O estudante somente poderá solicitar o financiamento para um único curso de graduação em que estiver regularmente matriculado. Estudantes cuja matrícula esteja trancada durante o período de inscrição não poderão fazer a solicitação de financiamento.

Como se inscrever

1º Passo

A inscrição no FIES é feita exclusivamente pela Internet, na página do programa http://sisfiesportal.mec.gov.br. No primeiro acesso, você deve fazer o cadastro, fornecendo os dados solicitados;

2º Passo

Então, receberá email solicitando a validação do cadastro;

3º Passo

Iniciará a inscrição no SisFies, informando dados pessoais, socieconômicos e sobre o curso de graduação;

4º Passo

Após concluir a inscrição, deverá validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da UCB;

5º Passo

Concluída a validação, você deverá ir ao banco para contratar o financiamento.

Como é o Pagamento

>Ao longo do curso, você pagará à Caixa Econômica Federal somente os juros do financiamento (3,4% ao ano). Após a conclusão da graduação, o aluno terá um período de 18 meses para começar a pagar o financiamento contratado. Faça a simulação.

Se a contratação do financiamento acontecer no meio do semestre, após o pagamento de alguma mensalidade, a UCB compensará o valor referente às parcelas pagas.

A Universidade Castelo Branco dispõe de procedimentos para inscrição, contratação, ressarcimento e também cobrança de financiamento estudantil a ser concedido pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).

1º Havendo alteração no número de disciplinas matriculadas, após a contratação do financiamento, a compensação será realizada na próxima contratação.

2º Nos casos de pagamentos de matricula e/ou mensalidade, a compensação dos valores será realizada na próxima contratação. (Cláusula 18ª, caput, Contrato de Prestação de Serviços Educacionais).

Outras informações, acesse: http://sisfiesportal.mec.gov.br/

 

Dúvidas Frequentes

Vestibular

Conheça os cursos oferecidos e inscreva-se:

Graduação Tradicional

Graduação Tecnológica

Inscreva-se!

Contato

(21) 3216-7700

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Simulação

Clique aqui e faça a simulação.