Home Cursos ¬Ľ FIES
AddThis Social Bookmark Button

Fies

O que é o FIES

O FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) √© um programa do governo federal que ajuda voc√™ a concretizar o sonho de concluir o ensino superior atrav√©s do financiamento do curso de gradua√ß√£o em institui√ß√Ķes de ensino particulares, como a UCB, que tenham avalia√ß√£o positiva nos processos conduzidos pelo Minist√©rio da Educa√ß√£o.

A partir de 2010, o FIES passa a funcionar em um novo formato para que um n√ļmero maior de estudantes tenha acesso ao programa.

O novo FIES ‚Äď O que mudou

Prazo maior
Antes, o prazo para quitação da dívida era de duas vezes o período financiado do curso. Agora, é de três, acrescido de 12 meses. Ou seja: se você financiar um curso com duração de quatro anos, terá 13 anos para quitar a dívida, com a vantagem de o início do pagamento só começar 18 meses após o fim do curso.

Financiamento a qualquer hora
A partir de agora, o financiamento passa a ser requerido a qualquer momento e n√£o mais apenas em processos seletivos. O agente operador passa a ser o FNDE (Fundo Nacional de desenvolvimento da Educa√ß√£o), e o atual agente financeiro √© a Caixa Econ√īmica Federal.

Participa√ß√£o no Programa Sa√ļde da Fam√≠lia
Alunos dos cursos de Medicina e de Licenciaturas, que atuem como professores da rede p√ļblica de educa√ß√£o b√°sica ou como m√©dicos no programa Sa√ļde da Fam√≠lia, poder√£o abater 1% da d√≠vida a cada m√™s trabalhado (20h semanais).

Quem pode se inscrever

Todo estudante que esteja regularmente matriculado em curso de gradua√ß√£o de institui√ß√Ķes de ensino superior que n√£o sejam gratuitas e que tenham obtido avalia√ß√£o positiva no Sistema Nacional de Avalia√ß√£o da Educa√ß√£o Superior (SINAES).

O estudante somente poder√° solicitar o financiamento para um √ļnico curso de gradua√ß√£o em que estiver regularmente matriculado. Estudantes cuja matr√≠cula esteja trancada durante o per√≠odo de inscri√ß√£o n√£o poder√£o fazer a solicita√ß√£o de financiamento.

Como se inscrever

1¬ļ Passo

A inscrição no FIES é feita exclusivamente pela Internet, na página do programa http://sisfiesportal.mec.gov.br. No primeiro acesso, você deve fazer o cadastro, fornecendo os dados solicitados;

2¬ļ Passo

Então, receberá email solicitando a validação do cadastro;

3¬ļ Passo

Iniciar√° a inscri√ß√£o no SisFies, informando dados pessoais, sociecon√īmicos e sobre o curso de gradua√ß√£o;

4¬ļ Passo

Ap√≥s concluir a inscri√ß√£o, dever√° validar as informa√ß√Ķes na Comiss√£o Permanente de Supervis√£o e Acompanhamento da UCB;

5¬ļ Passo

Concluída a validação, você deverá ir ao banco para contratar o financiamento.

Como é o Pagamento

>Ao longo do curso, voc√™ pagar√° √† Caixa Econ√īmica Federal somente os juros do financiamento (3,4% ao ano). Ap√≥s a conclus√£o da gradua√ß√£o, o aluno ter√° um per√≠odo de 18 meses para come√ßar a pagar o financiamento contratado. Fa√ßa a simula√ß√£o.

Se a contratação do financiamento acontecer no meio do semestre, após o pagamento de alguma mensalidade, a UCB compensará o valor referente às parcelas pagas.

A Universidade Castelo Branco disp√Ķe de procedimentos para inscri√ß√£o, contrata√ß√£o, ressarcimento e tamb√©m cobran√ßa de financiamento estudantil a ser concedido pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).

1¬ļ Havendo altera√ß√£o no n√ļmero de disciplinas matriculadas, ap√≥s a contrata√ß√£o do financiamento, a compensa√ß√£o ser√° realizada na pr√≥xima contrata√ß√£o.

2¬ļ Nos casos de pagamentos de matricula e/ou mensalidade, a compensa√ß√£o dos valores ser√° realizada na pr√≥xima contrata√ß√£o. (Cl√°usula 18¬™, caput, Contrato de Presta√ß√£o de Servi√ßos Educacionais).

Outras informa√ß√Ķes, acesse: http://sisfiesportal.mec.gov.br/

 

D√ļvidas Frequentes

Vestibular

Conheça os cursos oferecidos e inscreva-se:

Graduação Tradicional

Graduação Tecnológica

Inscreva-se!

Contato

(21) 3216-7700

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Simulação

Clique aqui e faça a simulação.