Home Enade 2013

Enade 2013

AddThis Social Bookmark Button

Comunicado aos alunos

Prezados alunos,

Já está disponível a listagem contendo os nomes dos alunos cujas solicitações de dispensa feitas à UCB foram DEFERIDAS (aceitas).
Neste link disponibilizamos a relação dos alunos que as solicitaram, e o resultado das mesmas.

Os alunos que não tiveram suas solicitações aceitas, e que por este motivo permanecem em situação Irregular, deverão solicitar a dispensa diretamente ao INEP, exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br, no período de 28 de janeiro a 11 de fevereiro de 2014. Esta solicitação, a ser eletronicamente apresentada para análise, deverá conter obrigatoriamente:

- Requerimento de dispensa do ENADE 2013;
- Declaração original de aluno regular e habilitado ao ENADE 2013, comprovada por meio de assinatura do responsável na instituição de educação superior do estudante;
- Cópia autenticada do documento comprobatório de impedimento de participação no ENADE 2013 (atestado, trabalho,...).

ATENÇÃO: Os documentos I e II supracitados estarão disponíveis para preenchimento e impressão no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br. Somente o documento de número II deverá ser encaminhado à Avaliação Institucional por e-mail ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) ou presencialmente (Bloco A, 2º andar, das 08:30h as 18:30h) do dia 28 de janeiro ao dia 10 de fevereiro, para ser carimbado, assinado e devolvido ao aluno.

Ao acessar os documentos no endereço eletrônico, o sistema gerará número de protocolo de registro de preenchimento e retirada de documentos, o qual deverá ser usado pelo aluno no acompanhamento do seu processo, sempre que solicitado.

A solicitação de dispensa, contendo os documentos I, II e III citados acima, deverá ser digitalizada em um único arquivo, exclusivamente no formato PDF, e inserida no endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br, no período de 28 de janeiro a 11 de fevereiro de 2014.

Para solicitações e esclarecimento de dúvidas, encaminhar e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Atenciosamente,
Avaliação Institucional.

SOLICITAÇÃO DE DISPENSA E JUSTIFICATIVA ENADE 2013

Prezados alunos,

Já está aberto o período para a solicitação de dispensa e justificativa do Enade 2013, que ocorreu no último dia 24 de novembro. Para fazer a sua solicitação deverão ser entregues do dia 2 de dezembro de 2013 ao dia 22 de janeiro de 2014, por e-mail ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) ou pessoalmente na Avaliação Institucional(Bloco A, segundo andar, dentro da Reitoria, das 9:00h as 18:30h), os seguintes documentos:

Declaração feita a próprio punho ou digitada, contendo sua matrícula, nome completo, curso e o motivo da ausência;

Cópia do atestado médico, da declaração de trabalho, ou qualquer documento comprobatório da ausência (se houver).

Ressaltamos que todos os documentos devem ser CÓPIAS AUTENTICADAS (não é necessário o reconhecimento deassinatura).

O resultado da dispensa será divulgado no Webcaf e no site da UCB, em Enade 2013, após o dia 23 de janeiro.

Atenciosamente,

Avaliação Institucional

Enade 2013: a sua avaliação para o mercado de trabalho

O Enade, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, é uma avaliação importante para você, aluno, para o seu curso e para a universidade onde estuda. O objetivo é analisar o seu rendimento em sala de aula, relacionado aos conteúdos programáticos do curso de graduação, verificando suas habilidades e competências adquiridas e/ou desenvolvidas. As instituições de ensino também são avaliadas através do desempenho de todos os seus cursos a partir do desempenho dos alunos na prova, ou seja, o conceito e a valorização do seu curso dependem também de você.

Por que devo me dedicar ao ENADE?

O desejo de todo estudante é conseguir um bom lugar no mercado de trabalho, consolidando-se na área que estudou. Não é verdade? O Enade avalia exatamente as suas condições, ou seja, tudo o que você aprendeu para se lançar ao mercado. Os conteúdos, as ferramentas, as práticas e teorias usadas no processo ensino-aprendizagem pela instituição de ensino para transmitir o conhecimento também são analisados no intuito de averiguar a qualidade do curso. Por isso, é necessário realizar a prova com responsabilidade. O conceito (nota) direcionado ao seu curso poderá refletir a qualidade da sua graduação nas empresas. Além disso, o aluno concluinte inscrito deve realizar a prova com seriedade, pois caso contrário fica impossibilitado de colar grau e, sendo assim, não recebe diploma.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) utiliza também como ferramenta de avaliação o CPC (Conceito Preliminar de Curso). Este leva em consideração alguns fatores que determinam a qualidade do curso. Dentre eles:

  • o desempenho médio dos alunos no ENADE, ou seja, suas notas (peso 20%);
  • a qualidade do corpo docente (nossos professores) – expresso pelo percentual de Mestres + Doutores (peso 7,5%);
  • a qualidade do corpo docente (nossos professores) – expresso pelo percentual de Doutores (peso 15%);
  • o Questionário do Estudante ( que este ano apresenta algumas alterações) – o cálculo será provavelmente baseado na vivência do aluno, expressa pelas respostas das questões 26 à 67, nas quais a opção relevante é a de número 6 – Concordo plenamente (peso 15%);

O resultado positivo desses cálculos influi na renovação de reconhecimento do curso junto ao MEC (Ministério da Educação) e na valorização do seu diploma (mais um motivo crucial para a realização da prova com seriedade).

*Questionário do Estudante já está disponível

Este ano, o aluno convocado ao Enade deverá responder obrigatoriamente a um questionário, que já está no ar, com perguntas de cunho pessoal e referentes à instituição onde estuda. Além disso, o preenchimento condiciona o conhecimento do local de prova, assim como influencia na avaliação do seu curso, representando um dos indicadores que resultam no CPC (já mencionado anteriormente).

Lembre-se que o questionário também influencia na avaliação da sua instituição de ensino. Ao ignorá-lo você estará contribuindo para um baixo conceito, que lhe acompanhará no mercado de trabalho.

.Atenção! Você terá até o dia 24 de novembro para responder a essas questões. Ao entrar no sistema pela primeira vez, você deverá informar um e-mail e o número do CPF. O acesso será validado por meio do número do documento digitado. As perguntas só poderão ser respondidas diretamente no site do INEP. Não existe a possibilidade de baixar o questionário para respondê-lo. Veja o passo a passo elaborado pela equipe da UCB, clicando aqui. Responda já o seu, acessando o link http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/, e boa prova!

Atenciosamente,
EqPA.

Informações

Conforme a Portaria Normativa MEC no 6, de 27/3/2013, serão avaliados pelo Enade 2013 os cursos que conferem diploma de:

  • Bacharel em: agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia.
  • Tecnólogo em: agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Atenção – informações importantes


REALIZAÇÃO DE PROVA:


  • Apenas os concluintes farão prova este ano;
  • Os alunos ingressantes, matrícula 2013, deverão ser inscritos, embora estejam dispensados da participação do exame;
  • Serão dispensados do exame todos os estudantes irregulares de anos anteriores.
  • Serão dispensados do exame todos os concluintes que colarem grau até o dia 31 de agosto, cabendo a ressalva de que a data ideal para a colação deverá ser até o dia 15/08, pois as inscrições encerram em 30/08/2013.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • Aluno Concluinte (Bacharelado): aquele que tenha expectativa de conclusão do curso até julho de 2014, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES, até o término do período de inscrições (30/08/2013);
  • Aluno Concluinte (Tecnólogo): aquele que tenha expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2013, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo do curso da IES, até o término do período de inscrições (30/08/2013);
  • Os alunos que foram convocados no Enade 2012 e, por qualquer razão, não realizaram a prova, ou tampouco foram beneficiados com dispensa do Ministério da Educação, encontram-se em situação irregular e SERÃO DISPENSADOS, ESTE ANO, DA REALIZAÇÃO DO EXAME, após sua inscrição no Enade 2013 pela UCB. Mais informações acesse o manual abaixo ou clique aqui e acesse o site do INEP.

DATA E LOCAL DE PROVA:


O ENADE 2013 será aplicado no dia 24 de novembro, com início às 13 (treze) horas do horário oficial de Brasília (DF).

O ESTUDANTE SÓ CONHECERÁ O LOCAL DE PROVA E IMPRIMIRÁ O CARTÃO DE INFORMAÇÃO APÓS O PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE – PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO.

Os universitários avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, Enade 2013, terão do dia 22 de outubro até o dia 24 de novembro para preencher eletronicamente o Questionário do Estudante, disponível no site http://www.inep.gov.br. Na primeira entrada no sistema, o estudante deverá informar um e-mail e o número do CPF. O acesso será validado por meio do número do documento digitado.

A UCB disponibilizará em período a ser divulgado, horários nos laboratórios de informática para seus alunos preencherem o questionário.

De caráter obrigatório, o ato de responder o questionário é extremamente importante para o desenvolvimento da avaliação do ensino superior brasileiro. As informações prestadas na pesquisa subsidiam a construção de indicadores educacionais de qualidade da educação superior, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC).

- Lembre-se


  • A situação do aluno em relação ao Enade consta no Histórico Escolar;
  • A colação de grau está condicionada à participação no Exame;
  • O desempenho individual na prova é divulgado apenas para o próprio estudante, a partir de consulta personalizada (as instruções encontram-se disponibilizadas no ambiente ENADE/INEP);
  • O desempenho do Curso e da Instituição será divulgado publicamente e a partir dele decidida a renovação de reconhecimento do Curso automática.

CRONOGRAMA


Data Assunto Competência

31/05/2013

Diretrizes para as provas do Enade 2013

Inep

20/09/2013

Divulgação eletrônica da lista de estudantes inscritos e convocados ao Enade 2013

Inep

22/10/2013 a 24/11/2013

Preenchimento do Questionário do Estudante – participação obrigatória condição necessária para o conhecimento do local de prova – www.inep.gov.br

Estudante

22/10/2013 a 24/11/2013

Consulta ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante – condicionada ao preenchimento do Questionário

Estudante

24/11/2013 (13 h)

Aplicação das provas do Enade 2013

Inep


Instrumentos de avaliação e questionários aplicados:


Prova:

  • 10 questões de Formação Geral (8 questões de múltipla escolha e 2 questões discursivas)
  • 30 questões do Componente Específico da área avaliada (27 questões de múltipla escolha e 3 questões discursivas)

Questionário:

  • Percepção sobre a prova