Home Enade Enade 2014

Enade 2014

AddThis Social Bookmark Button

O que é Enade?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

O Enade é obrigatório?

A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável para a emissão do histórico escolar, que terá como registro a data em que realizou o Exame, assim como para a expedição do diploma pela IES.

Clique aqui para ver as perguntas mais freqüentes. Conforme a Portaria Normativa MEC no 8, de 14/3/2014, serão avaliados pelo Enade 2014 os cursos que conferem diploma de:

  • Bacharel ou Licenciatura em: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS; CIÊNCIAS SOCIAIS (ead); EDUCAÇÃO FÍSICA; GEOGRAFIA; HISTÓRIA, LETRAS-ESPANHO; LETRAS-INGLÊS; LETRAS-LITERATURA; MATEMÁTICA; PEDAGOGIA; REDES DE COMPUTADORES E SISTEMA DE INFORMAÇÃO

ATENÇÃO – INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Estudante que deixou de fazer o Enade pode apresentar recurso

Quarta-feira, 04 de fevereiro de 2015 - 13:00

Os estudantes habilitados que não compareceram ao Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) de 2014 e tiveram o pedido de dispensa indeferido pela instituição na qual estudam têm mais uma chance de ser liberados. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) recebe recursos até o dia 17 próximo, pela internet.

O pedido deve conter declaração original de aluno regular e habilitado ao exame, comprovada por meio de assinatura do responsável na instituição de ensino — o documento estará disponível on-line para preenchimento e impressão. Também será necessário apresentar cópia autenticada ou original do documento comprobatório do impedimento da participação. Apresentados os documentos, o sistema vai gerar um número de protocolo de registro de preenchimento e retirada, o qual deve ser usado pelo estudante para acompanhar o processo.

Os critérios para deferimento de dispensa constam do anexo da Portaria do Inep nº 584, de 3 de dezembro de 2014. O estudante que permanecer em situação irregular deve ser inscrito para o próximo exame. A lista completa dos dispensados será divulgada no portal do Inep em data a ser divulgada.

Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo do exame é aferir o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências. As provas da edição de 2014 foram aplicadas em 23 de novembro. Estavam inscritos 483.520 estudantes. O índice de abstenção foi de 17,9%.

Os recursos devem ser apresentados na página do Enade na internet.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

1. REALIZAÇÃO DE PROVA:

  • Apenas os concluintes farão prova este ano;
  • Os alunos ingressantes, matrícula 2014, deverão ser inscritos, embora estejam dispensados da participação do exame;
  • Serão dispensados do exame todos os estudantes irregulares de anos anteriores.
  • Serão dispensados do exame todos os concluintes que colarem grau até o dia 30 de agosto, cabendo a ressalva de que a data ideal para a colação deverá ser até o dia 15/08, pois as inscrições encerram em 30/08/2013.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

  • Aluno Concluinte (Bacharelado): aquele que tenha expectativa de conclusão do curso até julho de 2015, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES, até o término do período de inscrições (30/08/2013);
  • Os alunos que foram convocados no Enade 2013 e, por qualquer razão, não realizaram a prova, ou tampouco foram beneficiados com dispensa do Ministério da Educação, encontram-se em situação irregular e SERÃO DISPENSADOS, ESTE ANO, DA REALIZAÇÃO DO EXAME, após sua inscrição no Enade 2014 pela UCB. Mais informações acesse o manual abaixo ou clique aqui e acesse o site do INEP.

2. DATA E LOCAL DA PROVA:

O ENADE 2014 será aplicado no dia 23 de novembro, com início às 13 (treze) horas do horário oficial de Brasília (DF).

O ESTUDANTE SÓ CONHECERÁ O LOCAL DE PROVA E IMPRIMIRÁ O CARTÃO DE INFORMAÇÃO APÓS O PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE – PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO.

Os universitários avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, Enade 2014, terão do dia 21 de outubro até o dia 23 de novembro para preencher eletronicamente o Questionário do Estudante, disponível no site http://www.inep.gov.br. Na primeira entrada no sistema, o estudante deverá informar um e-mail e o número do CPF. O acesso será validado por meio do número do documento digitado.

A UCB disponibilizará em período a ser divulgado, horários nos laboratórios de informática para seus alunos preencherem o questionário.

De caráter obrigatório, o ato de responder o questionário é extremamente importante para o desenvolvimento da avaliação do ensino superior brasileiro. As informações prestadas na pesquisa subsidiam a construção de indicadores educacionais de qualidade da educação superior, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC).

- Lembre-se

  • A situação do aluno em relação ao Enade consta no Histórico Escolar;
  • A colação de grau está condicionada à participação no Exame;
  • O desempenho individual na prova é divulgado apenas para o próprio estudante, a partir de consulta personalizada (as instruções encontram-se disponibilizadas no ambiente ENADE/INEP);
  • O desempenho do Curso e da Instituição será divulgado publicamente e a partir dele decidida a renovação de reconhecimento do Curso automática.

 

Manual de Enade 2014

 

CRONOGRAMA

Data Assunto Competência
04/06/2014 Diretrizes para as provas do Enade 2013 Inep
19/09/2014 Divulgação eletrônica da lista de estudantes inscritos e convocados ao Enade 2013 Inep
21/10/2014 a 23/11/2014 Preenchimento do Questionário do Estudante – participação obrigatória condição necessária para o conhecimento do local de prova – www.inep.gov.br Estudante
21/10/2014 a 23/11/2014 Consulta ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante – condicionada ao preenchimento do Questionário Estudante
23/11/2014 (13 h) Aplicação das provas do Enade 2013 Inep

Instrumentos de avaliação e questionários aplicados:

Prova

  1. 10 questões de Formação Geral (8 questões de múltipla escolha e 2 questões discursivas)
  2. 30 questões do Componente Específico da área avaliada (27 questões de múltipla escolha e 3 questões discursivas)
  1. Questionário
  2. Percepção sobre a prova