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Formas de Ingresso

Vestibular

O exame seletivo será composto uma prova de Redação, de caráter eliminatório, com no mínimo vinte e no máximo trinta linhas. Será preciso pagar uma taxa de R$ 30,00 (trinta reais).

O resultado do Processo Seletivo de Acesso aos Cursos de Graduação será divulgado em até 48 horas após a realização da prova, através do endereço www.castelobranco.br, e pelo Call Center. Os candidatos classificados deverão comparecer ao Campus para o qual obtiveram classificação, após o resultado, munidos dos seguintes documentos para matrícula:

  • Certificado ou Diploma de Conclusão do Ensino Médio – antigo 2º grau (original e cópia);
  • Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
  • Cópia do Diário Oficial com a publicação do nome do interessado como concluinte dos estudos do Ensino Médio. Somente para os que concluíram a partir de 1985 (inclusive); esse documento só é válido para os candidatos que cursaram o Ensino Médio nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo;
  • Carteira de Identidade (original e cópia);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
  • Comprovante de Residência recente (original e cópia);
  • CPF (original e cópia) sendo menor de idade, apresentar cópia do CPF também do responsável financeiro;
  • Certificado de Reservista (original e cópia);
  • Título de Eleitor (original e cópia);
  • 1 (um) retrato 3 x 4, recente

INFORMAÇÕES GERAIS

  • A matrícula poderá ser feita por instrumento particular de procuração, com firma reconhecida em cartório e acompanhada de documento oficial de identidade do procurador.
  • No ato da matrícula, o candidato maior de 18 anos deverá assinar um contrato de Prestação de Serviços Educacionais com a Universidade. No caso de candidatos menores de 18 anos, o Contrato deverá ser assinado por seu responsável legal, que deverá trazer cópia de Identidade e CPF. A não aceitação das obrigações contratuais implicará perda de vaga.
  • Efetivada a matrícula com o pagamento do valor da primeira parcela, assinatura do Contrato, o cancelamento de matrícula deverá ser solicitado na Central de Atendimento através de requerimento próprio antes do início das aulas.

O aluno que desejar o aproveitamento de disciplinas concretizados em outra Instituição de ensino de graduação, deverá solicitar o processo via requerimento no ato da matricula, entregando os seguintes documentos:

  • Histórico Escolar (original e cópia);
  • Programa da disciplina cursada com aprovação constando a respectiva carga horária (original assinada e carimbada pela instituição).

O VALOR REFERENTE À MENSALIDADE PODERÁ SER PAGO:

  • Por boleto bancário retirado diretamente do site (apresentar cópia no ato da matricula);
  • No ato da matricula, por cartão de crédito ou débito (não será aceito pagamento em dinheiro).


Horários de atendimento:

  • UNIDADE CENTRO - 2ª a 6ª de 11:30h às 20h e sábado de 9:30h às 12:30h
  • UNIDADE GUADALUPE - 2ª à 6ª de 10h às 20:30h e sábado de 10h às 13h.
  • UNIDADE PENHA - 2ª a 6ª - 08h às 16h.
  • UNIDADE REALENGO - 2ª a 6ª de 8:30h às 20:30h. Sábado de 8:30h às 12h.

PORTADOR

Os candidatos portadores de diploma de Nível Superior que quiserem ingressar na Universidade Castelo Branco devem dirigir-se à Central de Matrícula do Campus onde desejam estudar, munidos de todos os documentos necessários a partir do 03 de novembro de 2015 a 11 de março de 2016.

Todos os pedidos são analisados em até 5 dias úteis.

  • Diploma de Nível Superior (original e cópia);
  • Histórico Escolar de Graduação (original e cópia);
  • Programas originais das disciplinas cursadas com aprovação, com as respectivas cargas horárias (para aproveitamento de estudos);
  • Carteira de Identidade (original e cópia);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
  • Comprovante de Residência recente (original e cópia);
  • CPF (original e cópia) sendo menor de idade, apresentar cópia do CPF também do responsável financeiro;
  • Certificado de Reservista (original e cópia);
  • Título de Eleitor (original e cópia);
  • 1(um) retrato 3 x 4, recente;

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Só serão recebidos pedidos com a documentação completa;
  • A UCB não aceitará transferência de candidato que não esteja com sua situação acadêmica regularizada na Instituição de origem (matriculado ou trancado);
  • As disciplinas que, no Histórico Escolar apresentado, indicarem a situação “ISENTO” ou equivalente, deverão ter comprovação em Histórico Escolar e Programas da Instituição em que foram cursadas;
  • Caso não possua o diploma de nível superior o candidato poderá apresentar em substituição temporária a certidão de conclusão (original) do curso mais o protocolo do diploma de nível superior (cópia) (apresentando posteriormente a cópia do diploma de nível superior).

O VALOR REFERENTE À MENSALIDADE

  • Deverá ser pago no ato da matricula, por cartão de crédito ou débito (não será aceito pagamento em dinheiro)


Horários de atendimento:

  • UNIDADE CENTRO - 2ª a 6ª de 11:30h às 20h e sábado de 9:30h às 12:30h
  • UNIDADE GUADALUPE - 2ª à 6ª de 10h às 20:30h e sábado de 10h às 13h.
  • UNIDADE PENHA - 2ª a 6ª - 08h às 16h.
  • UNIDADE REALENGO - 2ª a 6ª de 8:30h às 20:30h. Sábado de 8:30h às 12h.

TRANSFEERÊNCIA

Os candidatos de transferência externa que quiserem ingressar na Universidade Castelo Branco devem dirigir-se à Central de Matrícula do Campus onde desejam estudar, munidos de todos os documentos necessários a partir do 03 de novembro de 2015 a 11 de março de 2016.

Todos os pedidos são analisados em até 5 dias úteis.

  • Declaração de Matrícula original (vínculo com o estabelecimento de origem);
  • Histórico Escolar atualizado, constando a Portaria que reconheceu o curso, bem como a data da publicação no DOU (original);
  • Programas originais das disciplinas cursadas com aprovação, com as respectivas cargas horárias (para aproveitamento de estudos);
  • Certificado ou Diploma de Conclusão do Ensino Médio – antigo 2º grau (original e cópia);
  • Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
  • Cópia do Diário Oficial com a publicação do nome do interessado como concluinte dos estudos do Ensino Médio. Somente para os que concluíram a partir de 1985 (inclusive); esse documento só é válido para os candidatos que cursaram o Ensino Médio nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo;
  • Carteira de Identidade (original e cópia);
  • Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
  • Comprovante de Residência recente (original e cópia);
  • CPF (original e cópia) sendo menor de idade, apresentar cópia do CPF também do responsável financeiro;
  • Certificado de Reservista (original e cópia);
  • Título de Eleitor (original e cópia);
  • 1(um) retrato 3 x 4, recente.

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Só serão recebidos pedidos com a documentação completa;
  • A UCB não aceitará transferência de candidato que não esteja com sua situação acadêmica regularizada na Instituição de origem (matriculado ou trancado);
  • As disciplinas que, no Histórico Escolar apresentado, indicarem a situação “ISENTO” ou equivalente, deverão ter comprovação em Histórico Escolar e Programas da Instituição em que foram cursadas;
  • Caso não possua o diploma de nível superior o candidato poderá apresentar em substituição temporária a certidão de conclusão (original) do curso mais o protocolo do diploma de nível superior (cópia) (apresentando posteriormente a cópia do diploma de nível superior).

O VALOR REFERENTE À MENSALIDADE

  • Deverá ser pago no ato da matricula, por cartão de crédito ou débito (não será aceito pagamento em dinheiro)

Horários de atendimento:

  • UNIDADE CENTRO - 2ª a 6ª de 11:30h às 20h e sábado de 9:30h às 12:30h
  • UNIDADE GUADALUPE - 2ª à 6ª de 10h às 20:30h e sábado de 10h às 13h.
  • UNIDADE PENHA - 2ª a 6ª - 08h às 16h.
  • UNIDADE REALENGO - 2ª a 6ª de 8:30h às 20:30h. Sábado de 8:30h às 12h.

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - destina-se aos alunos que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio. Ao optar por essa modalidade, o candidato à vaga na Castelo deverá apresentar o número de inscrição e a cópia do boletim na Central de Matrícula. O candidato será alocado no curso de escolha, respeitando o limite de 50% de vagas. Em caso de empate, a nota da redação do ENEM será usada como critério de desempate. A nota mínima para essa forma de ingresso são 450 pontos, sendo a média das provas objetivas mais a redação divididas por dois . Para ingressar pelo ENEM, a Castelo aceita as provas prestadas de 2013 em diante.


FIES

O Programa de Financiamento Estudantil - FIES é destinado a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. A Universidade Castelo Branco está credenciada junto ao Programa de Financiamento Estudantil, conforme legislação em vigor. Para saber mais, ligue 3216-7700.


PraValer

O PRAVALER é um programa de financiamento privado, que oferece facilidade de pagamento aos alunos de graduação. As mensalidades dos semestre são parceladas. Veteranos e calouros, que estão matriculados nos cursos de graduação presencial da Universidade Castelo Branco podem contratar o programa a qualquer momento do ano. A parceria do PRAVALER com a UCB garante a todos os estudantes uma grande chance de cursar a graduação tão desejada. Para saber mais informações clique aqui.