Home História do CAP
AddThis Social Bookmark Button

Colégio de Aplicação Dr. Paulo Gissoni e Colégio Castelo Branco

faixada_colegio

Uma História de Transformação

O sonho da professora Vera Gissoni começou a se realizar em 1963, na Rua Ocabi, n. 60, no bairro do Barata, quando foi fundado o Instituto Dr. Paulo Gissoni, em uma pequena sala com móveis bem rústicos, onde a professora era secretária, administradora e servente. Enfim, uma mulher com muita determinação e que, movida pela sua fé no poder da educação, transformou a escola em um lugar capaz de realizar os desejos das pessoas.

Aos poucos, o Instituto começou a receber crianças de bairros vizinhos. Em 1964, transformou-se no Ginásio Dr. Paulo Gissoni, expandindo seus limites físicos iniciais para um novo local, a Rua Tecobé, n. 347, no mesmo bairro. Neste endereço, as instalações compreendiam salas espaçosas, áreas de lazer, esporte e piscina.

No ano de 1965, incorporaram-se ao ginásio os cursos Científicos e Técnico em Contabilidade, passando a escola a denominar-se Colégio Dr. Paulo Gissoni. O crescimento da demanda por matrículas exigiu novas instalações para o singelo porém grande Colégio da região, que, em 11 de março de 1971, passou a funcionar na Avenida Santa Cruz, 1.655, sendo desativado no local de origem. No mesmo ano foi criado o Centro de Estudos Universitários Paulo Gissoni, etapa preparatória para a abertura dos primeiros cursos superiores.

A Entidade Mantenedora, em 1973, passou a denominar-se Centro Educacional de Realengo e os primeiros cursos superiores foram autorizados a funcionar. Criou-se, então, a Faculdade de Educação, Ciências e Letras Marechal Castelo Branco e a Faculdade de Educação Física da Guanabara. Desta forma, a escola foi transformada no Colégio de Aplicação Dr. Paulo Gissoni – CAP.

Em sua trajetória, o CAP constitui um polo de fomento de cultura, do esporte e da capacitação profissional sob a direção da prof.ª Vera Costa Gissoni. As ações implementadas fundamentam-se nas exigências de uma sociedade em permanente mutação e nas diretrizes fixadas pelo PEA – UNESCO para a Educação do Século XXI, baseado numa cultura de respeito à paz, à democracia, aos direitos humanos, ao meio ambiente e à diversidade étnica.

Após 52 anos de muito trabalho, a professora Vera Gissoni, Chanceler da Universidade Castelo Branco, consolidou uma tradição incontestável na educação da Zona Oeste. Este ano, ela ratifica a tradição de quase meio século de bons serviços prestados à educação, com a nova gestão da profª Daniela Marcondes, que acredita que os melhores resultados na educação provêm do investimento constante na qualidade do ensino e na crença dos sonhos dos seus alunos.

Hoje o CAP, Colégio de Aplicação Paulo Gissoni da Universidade Castelo Branco, constitui-se como uma referência inevitável da Zona Oeste, no que diz respeito às suas novas instalações e ao seu projeto pedagógico. Vale lembrar ainda que, por sua ética empreendedora, o colégio sai na frente. Lança no contexto educacional novos e diferenciados cursos de formação profissional. Além dos já consagrados cursos de Informática, Publicidade, Administração, Enfermagem e Análises Clínicas.

 

Conheça o CAP

  • An Image Slideshow
  • An Image Slideshow

Localização

Mapa ColégioClique aqui para ver o mapa

Avenida Santa Cruz, 1631

Realengo - Rio de Janeiro

CEP: 21710-250 - RJ

Central de Atendimento

(21) 3216-7797

(21) 3216-7738

(21) 3216-7748

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Coordenação

Nossos coordenadores estão à disposição para recebê-lo.

 

Confira os horários de atendimento