Home Notícias Destaque Universidade Castelo Branco concede título de doutor Honoris Causa a Daisaku Ikeda, presidente de ONG japonesa que promove a paz
Todas as Notcias
Todas as Notcias

Universidade Castelo Branco concede título de doutor Honoris Causa a Daisaku Ikeda, presidente de ONG japonesa que promove a paz

AddThis Social Bookmark Button
honoris 1 Por: Maylaine Nierg

A Universidade Castelo Branco (UCB) conferiu, no dia 17 de junho, em São Paulo, o título de doutor honoris causa ao Dr. Daisaku Ikeda, presidente da SGI (Soka Gakkai International), por sua contribuição a favor da educação e da paz mundial. O diploma foi entregue pelo reitor Maurício Magalhães a Hiromasa Ikeda, filho do homenageado e vice-presidente da organização, que é filiada às Nações Unidas.

A cerimônia, que foi realizada no Auditório Monarca do Centro Cultural da BSGI, contou também com as presenças da mantenedora Ana Paula Gissoni e da professora Elizabeth Félix, ambas da UCB.

Segundo dados do informativo Brasil Seikyo esse é o 361° título acadêmico entregue ao presidente da SGI, fundação que tem como principal objetivo promover a paz e a valorização da dignidade humana através da educação.

O reitor Mauricio Magalhães chamou atenção para o fato de que a Universidade Soka nasceu no mesmo ano que a Universidade Castelo Branco, em 1971, e ressaltou que ambas surgiram a partir do anseio de seus idealizadores por uma educação transformadora.

Hiromasa Ikeda contou que a notícia da homenagem foi publicada inicialmente no Japão, no jornal Seikio Shimbun da SGI, no dia 3 de maio de 2015. O vice-presidente explicou que seu pai escolheu essa data por considerá-la especial:

“Esse fato é muito significativo pois essa data é a mais importante da Soka Gakkai e meu pai fez questão de publicar nesse dia porque é também dia das mães e da fundadora da Universidade Castelo Branco, professora Vera Gissoni, que faleceu em dezembro de 2014, a qual dedicou sua vida a educação. ”

Através do jornal Seikyo Brasil, Daisaku Ikeda publicou uma mensagem demonstrando seu apreço pelo método de ensino da Universidade Castelo Branco e pelo Rio de Janeiro, cidade onde fica o campus da UCB.

Ikeda aproveitou também para agradecer o honrado título e desejou sucesso à instituição: “Finalizando, permitam-me bradar: que haja glória infinita e desenvolvimento eterno à Universidade Castelo Branco, muito obrigado! ”