Home Notícias Destaque Diversos temas em debate nas aulas magnas de Fisioterapia
Todas as Notcias
Todas as Notcias

Diversos temas em debate nas aulas magnas de Fisioterapia

AddThis Social Bookmark Button

´Por Rafaela Carrilho

No dia 15 de março, os alunos do curso de Fisioterapia tiveram a oportunidade de saber mais sobre áreas de atuação do profissional. Em quatro palestras, profissionais explanaram sobre seu campo de conhecimento, além de responder a perguntas da plateia.

No turno da manhã, a fisioterapeuta especialista em oncologia mamária Kelly Inocencio falou sobre a atuação do fisioterapeuta nas complicações decorrentes do tratamento do câncer de mama. Kelly traçou um perfil epidemiológico do câncer de mama no Brasil, mostrou as estimativas do câncer em mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer e explicou a necessidade da intervenção da Fisioterapia desde o pré-operatório.

kfisiofisioum

Logo em seguida, Letizia Maddaluno, coordenadora pedagógica e clínica do Instituto Brasileiro de Osteopatia, explicou o que é osteopatia – uma abordagem holística de cuidados de saúde centrada no paciente –, sua função e a necessidade de seguir critérios antes de fazer qualquer manipulação no paciente. Letizia convidou uma aluna da plateia para demonstrar algumas abordagens do profissional, desde perguntar o histórico a fazer testes para identificar quais músculos estão sofrendo.

À noite, houve mais duas palestras. Fabio Teixeira falou sobre as abordagens cardiorrespiratórias da Fisioterapia, como para desobstruir as vias aéreas, potencializar a ventilação pulmonar e aprimorar a capacidade respiratória. Mostrou os tipos de pacientes e explicou um pouco sobre a atuação profissional do fisioterapeuta. Já Leandro Calazans Nogueira abordou a fisioterapia musculoesquelética, como dores na lombar e no joelho, demonstrando exercícios e técnicas.

fisiotresfisiodois