Home Notícias Destaque UCB oferece aconselhamento gratuito aos discentes
Todas as Notcias
Todas as Notcias

UCB oferece aconselhamento gratuito aos discentes

AddThis Social Bookmark Button

Serviço de Aconselhamento ao EstudanteA Universidade Castelo Branco oferece aos alunos de graduação um serviço de aconselhamento psicológico. O objetivo do SAD (serviço de aconselhamento ao discente) é dar suporte ao aluno para que ele tenha uma a oportunidade de falar sobre as questões acadêmicas e as pessoais que o afligem. Além de promover um melhor ajustamento e integração, elevando sua autoestima e, consequentemente, seu desempenho acadêmico.


O aconselhamento é uma forma de orientação mais focal e delimitada, não pode ser confundido com psicoterapia (tratamento psicológico). Neste encontro o estudante terá total liberdade e sigilo para conversar e receber orientação.

O psicólogo e professor Mario Leone Rossi atenderá os alunos incentivando-os a não desistirem de suas metas, de seus objetivos, mostrando que toda situação conflituosa sempre apresenta uma saída. Leone acredita que este projeto eleve a autoestima dos estudantes, ao mesmo tempo em que potencializa seu desempenho acadêmico. "Espero que o aluno saia daqui com a autoestima elevada e, consequentemente, abastecido emocionalmente para lidar com situações aversivas de modo mais adequado, com uma dose maior de autoconhecimento".

O aconselhamento, além de dar um suporte emocional, ajudará o aluno nas diferentes questões enfrentadas no decorrer do curso. Essa ajuda pontual contribuirá para o seu desenvolvimento nos estudos. Segundo o professor Mario Leone, o crescente avanço tecnológico e a quantidade e velocidade de informações podem gerar um sentimento de frustração, alienação e solidão. Portanto, esse serviço oportunizaria condições mais favoráveis até a conclusão do curso.

A instituição sentiu essa necessidade, devido à demanda dos próprios alunos que sempre estão em busca de orientação. Com um número expressivo de estudantes trabalhadores, chefes de famílias e jovens recém-formados do ensino médio, esse serviço chama a atenção pelo suporte que a universidade estaria propondo.

Os atendimentos, para este semestre – 2015.1, ocorrem às quartas feiras das 14:40h às 18:40h e quintas feiras das 14:00 às 18:40h, no IPPS (Instituto de Pesquisa e Promoção da Saúde). O agendamento deverá ser feito na recepção.