Home Programas Sociais Programa Brincastelo da Enfermagem
AddThis Social Bookmark Button
Brincastelo da Enfermagem

Programa Brincastelo da Enfermagem

O presente projeto de pesquisa apresenta a eminente possibilidade de desenvolver o pensamento crítico nos acadêmicos de Enfermagem acerca da saúde da criança, do adolescente e da comunidade a qual eles são adstritos. Assim tornamos palpável ao acadêmico de enfermagem discussões que envolvem a saúde da criança e do adolescente e família num contexto ampliado.

A partir deste estudo visamos descrever o percurso do conhecimento produzido pelos discentes ligados a enfermagem sobre as temáticas que envolvem a criança e adolescente no contexto da saúde do escolar. Possibilita também destacar o comprometimento acadêmico e educativo da Enfermagem, contribuindo para a construção de novos saberes e práticas capazes de promover transformações sociais para práticas educativas da enfermagem, promovendo, assim, a saúde e o bem-estar para a clientela.

O enfermeiro-educador tem um papel importante no desenvolvimento das práticas educativas, trazendo contribuições significativas para o próprio desenvolvimento acadêmico e profissional.

Objetivo

Discutir as necessidades de saúde e conhecimentos da criança e do adolescente no âmbito escolar acerca dos conceitos que envolvem a sua saúde e a de sua família.

Público-Alvo

Crianças e adolescentes inseridos em escola (s) conveniada(s) ao projeto.

Atividades

O projeto consiste em um conjunto de atividades pedagógicas, norteadas pelas teorias de Paulo Freire, desenvolvidas com a população alvo em ambientes escolares durante o ano de 2010, promovendo o acesso às mais variadas temáticas relacionadas às necessidades de saúde suscitados pelo público-alvo;

Utilizamos a pesquisa-ação, que irá nos possibilitar obter a participação das crianças e adolescentes no ambiente escolar, como sujeitos ativos, que podem atuar de forma significativa no que tange a sua saúde.

Informações

(21)3216-7786

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.