Home Programas Sociais Projeto O Júri e a Perícia
AddThis Social Bookmark Button

Projeto O Júri e a Perícia

A Universidade Castelo Branco dispõe dos cursos de direito,biomedicina,biologia entre outros que apresentam alunos sempre em busca de conhecimentos relacionados à prática investigativa forense. Nos últimos anos a mídia televisiva tem dado grande ênfase na importância pericial nos julgamentos penais pelo mundo. Programas como CSI e BONES tem obtido grande sucesso e audiência no público brasileiro.

Os alunos de biomedicina apresentam entre suas possibilidades a atuação na área pericial criminal e os alunos de direito apresentam entre suas possibilidades a atuação como juízes, promotores ou advogados de defesa.

Visando a criação de um julgamento simulado onde os alunos de direito atuaão como juiz,promotor,delegado de polícia e advogado de defesa e os alunos de biomedicina atuarão como peritos criminais, legistas ou papiloscopistas, este projeto visa a integração entre os dois cursos e o incentivo a prática forense.

Objetivo

Crias uma integração de forma interdisciplinar e transdisciplinar entre as ciências jurídicas e biológicas no que diz respeito a importância da investigação pericial criminal e a realidade dos tribunais brasileiros utilizando as artes cênicas como método.

Público-Alvo

Alunos do curso de Biomedicina ( Todos os períodos ) e do curso de Direito.

Atividades

Será elaborado por este professor um processo fictício que será julgado pelo tribunal do júri. Este processo apresentará todos os documentos de um processo real como inicial, perícias, depoimentos entre outros.

O processo será balizado em uma lide que deverá incluir crimes contra a vida ou contra os costumes nos quais serão avaliados os vestígios por “peritos" do IMLAP, |CCE, IPPGF e IlFP os quais deverão ser analisados por alunos do curso de biomedicina. As perícias deverão versar sobre DNA, líquidos orgânicos, insetos, entre outros. Também serão colocados neste processo depoimentos de testemunhas e conclusões do inquérito policial.

Será realizada uma fotografia de um local simulado do crime no qual participarão os alunos do curso de biomedicina, local este que será orientado por um perito poiicial oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Antes do início do julgamento serão escolhidos sete jurados entre os alunos presentes no anfiteatro que não tenham participado direta ou indiretamente do projeto.

Está fotografia será mostrada no início do júri simulado para que todos os participantes do julgamento e o público presente possa entender o porquê da lide. Após a visuaiização da fotografia do local do crime será iniciado o julgamento pelo júri simulado pelo juiz (aluno do curso de direito).

Após o julgamento e da leitura da sentença pelo juiz, será realizada uma peça de teatro sobre o que realmente aconteceu antes da execução do crime. Esta peça será reaizada pelos alunos que ensaiarão todas as segundas feiras das 17 às 21 horas no anfiteatro da UCB.

Após a peça de teatro será realizada uma mesa científica com a participação de profissionais das áreas jurídica, artística, sociais e de saúde que esclarecerão as dúvidas sobre as atividades anteriores e responderão aos questionamentos da plateia.

O evento será apresentado no anfiteatro da UCB.

Coordenador

Alfredo de Carvalho Maio Filho

Informações

(21)3216-7786

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.