Home Projeto Aprenda Fazendo
AddThis Social Bookmark Button
O Bicho vai Pegar

Projeto Aprenda Fazendo

A proposta pedagógica que fundamenta este trabalho foi concebida buscando superar alguns problemas comuns no ensino e na aprendizagem de Ciências. Usualmente, o ensino dos conteúdos da Química, da Física e, especialmente, da Biologia parte da apresentação exaustiva de conceitos. Neste Projeto, reconhecem-se e valorizam-se o papel ativo do sujeito da aprendizagem, as contribuições entre os pares, os conhecimentos prévios construídos em outra etapa da escolaridade ou a partir de vivências não-escolares, o saber constituído da comunidade em que a escola se insere, na qual se originam os alunos e o papel da experimentação como instância não só de ilustração do que foi aprendido, mas também como momento de construção do conhecimento novo. Buscando alcançar o objetivo de considerar esses pontos, vistos como relevantes para a promoção da aprendizagem de Ciências, o projeto estimula o trabalho em pequenos grupos e sugere a realização de investigações na comunidade escolar e o retorno a esta para o compartilhamento dos resultados do projeto.

Objetivo

Estimular os alunos da Microescola e, posteriormente, os alunos dos colégios da Zona Oeste a realizar experimentos na área de ciências, a partir dos conhecimentos adquiridos; levar os conhecimentos práticos das áreas da Biologia e da Física para a terceira idade; elevar o nível de conhecimento dos participantes em relação à Física e à Biologia; desenvolver uma postura crítica e científica nos alunos através de um projeto típico de mão na massa; reconhecer os fenômenos físicos e biológicos em situações do cotidiano; despertar o interesse no jovem estudante em futuras atividades de pesquisa.

Público-Alvo

Alunos do Programa Microescola.

Atividades

Levantamento de informações sobre o perfil do público-alvo, com relação à idade e séries; realização de um questionário, buscando identificar o conhecimento prévio da temática deste projeto perante os envolvidos; busca de informações realizada por meio de estratégias, tais como a observação, a experimentação, a leitura de textos, o trabalho de campo, o uso de informática e outras. Por meio de uma questão-problema, os alunos são estimulados a procurar soluções; atividades de observação podendo, a partir dos conhecimentos que se tem, serem guiadas por uma hipótese ou podem conduzir à formulação de novas hipóteses. Após o levantamento de hipóteses, é possível organizar e desenvolver os fatos, validando ou não as hipóteses por meio da experimentação; trabalhos em grupo desenvolvendo o senso de cooperação e de coletividade que são importantes na construção do conhecimento científico; realização de experimentos nas áreas de Biologia e Física observando o conteúdo programático dos principais concursos públicos e privados.

Cursos Participantes:

Ciências Biológicas.

Projetos Vinculados:

Programa Microescola.

Informações

(21)3216-7786

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.