Cursos / Graduação / presencial

Medicina Veterinária (Bacharelado)

Sobre o Curso

Coordenador(es)

  • Suzane Therezinha Dinelli Rizzo
  • Coordenadora de Medicina Veterinária UCB



Objetivos

O médico veterinário é aquele que cuida da saúde dos animais, por meio da prevenção e tratamento de doenças. No curso de Medicina Veterinária, o aluno estudará disciplinas da área de saúde animal e da produção animal, além de outras que abordam o beneficiamento do produto de origem animal e sua fiscalização antes do consumo humano. Na UCB, o curso funciona em uma área de proteção ambiental com 150.000m², infra-estrutura para atendimento médico de animais de companhia e de produção (Clínica Escola) e laboratórios de apoio clínico, como também de análise de alimentos.



Estrutura Curricular Clique aqui para visualizar.
Duração do Curso

5 anos (10 semestres)

Investimento

Penha - Manhã - R$ 1.288,29*

 

*Valor já com desconto para pagamento antecipado

Onde Cursar

Penha

Inscrições Inscreva-se


Diferenciais

  • As aulas são voltadas ao atendimento das necessidades do profissional que se pretende formar apoiadas no professor como facilitador e mediador do processo ensino-aprendizagem privilegiando a construção do conhecimento. Partindo desse princípio houve na estrutura do curso de Medicina Veterinária da Universidade Castelo Branco a necessidade da implantação de núcleos formados pelo corpo docente para desenvolver com apoio da coordenação a articulação entre o ensino a pesquisa e a extensão da seguinte forma:
    • Núcleo de Extensão: desenvolve junto ao curso e à comunidade projetos de extensão implantando rotinas de trabalho em áreas estratégicas como saúde pública/medicina veterinária preventiva produção animal inspeção e tecnologia de produtos de origem animal patologia patologia clínica reprodução clínica e cirurgia veterinária além do desenvolvimento de programas junto à comunidade rural. Este núcleo é constituído por uma equipe permanente de professores que se encarregam da criação planejamento e supervisão das atividades de extensão.
      Cabe ao núcleo de extensão planejar e gerenciar com a coordenação do curso as atividades complementares.
    • Núcleo de Pesquisa: tem como objetivo o incentivo ao desenvolvimento da iniciação científica com efetiva participação do corpo docente e discente. A divulgação dos resultados acontece em semanas científicas congressos seminários publicações em periódicos e revistas técnicas dentre outros. O núcleo também promove interação com órgãos públicos e privados de fomento à pesquisa bem como coordena a criação de uma revista científica veterinária da UCB com publicações de pesquisas feitas nessa Instituição.
      Além das atividades de rotina deste núcleo cabe ao mesmo gerenciar todo o corpo docente que esteja desenvolvendo pesquisa. Neste caso cada professor envolvido passa a ser membro do núcleo.
      Nesse sentido a Universidade Castelo Branco possui sob a coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação um programa institucional de pesquisa que contempla a iniciação científica dos discentes com a concessão de bolsas e custeio dos projetos desenvolvidos por alunos e professores.
      Dessa forma procura-se estimular a realização de experimentos e projetos de pesquisa nas diversas áreas de trabalho do profissional buscando constantemente inseri-lo em atividades práticas integradas e interdisciplinares possibilitando vivência nas rotinas acadêmicas e melhorando assim o processo de aprendizagem. Nesse processo realiza-se o estágio/trabalho articulado às atividades extensionistas que colaboram com o aperfeiçoamento da formação profissional.



Mercado de Trabalho

O médico veterinário pode ser um profissional autônomo, abrindo sua própria clínica, ou trabalhar em hospitais e clínicas veterinárias. Atualmente, a indústria de alimentos, de vacinas e de remédios são campos em expansão do mercado de trabalho. Além disso, o crescimento do agronegócio disponta como mais um campo de atuação deste profissional.



Informações Gerais

Documentações necessárias para a Matrícula.

• Diploma de Conclusão do Ensino Médio – antigo 2º grau (original e cópia autenticada);

• Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia autenticada);

• Cópia do Diário Oficial com a publicação do nome do interessado como concluinte dos estudos do Ensino Médio. Somente para os que concluíram a partir 1985 (1 cópia autenticada pelo Colégio). Esse documento só é válido para os candidatos que cursaram o Ensino Médio nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo;

• Carteira de Identidade (original e cópia); não serve CNH;

• Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);

• CPF (original e cópia) – sendo menor de idade, apresentar cópia do seu CPF  e a do responsável financeiro;

• Título de Eleitor (original e cópia);

• Comprovante de Residência recente (original e cópia);

• (1) retrato 3 x 4, recente de frente;

• Prova de estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino (original e cópia).

 


Cursos Relacionados