Cursos / Graduação / presencial

Fisioterapia (Bacharelado)

Sobre o Curso

Coordenador(es)

  • Alvaro Camilo Dias Faria
  • acamilo@castelobranco.br
  • possui graduação em Fisioterapia pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (2005) e mestrado no Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é apoio a atividade de pesquisa do Laboratório de Instrumentação Biomédica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, aluno de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Coordenador e Docente da Universidade Castelo Branco. Membro da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO). Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Pneumo Funcional, Fisioterapia Domiciliar e Fisioterapia Traumato-ortopédica atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia do trabalho científico, bioestatística, técnica de oscilações forçadas, mecânica respiratória, fisiologia e fisiopatologia respiratória, cinesioterapia, pilates e crochetagem.



Objetivos

Formar Fisioterapeutas que atendam ao modelo de atenção à saúde vigente no país – SUS, com perfil crítico-reflexivo, participativo, ético e habilitado cientificamente a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, tendo como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades com os objetivos de preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos.

 O curso da UCB foi indicado duas vezes ao Prêmio TopFisio e finalista da edição 2007 da premiação.



Estrutura Curricular Clique aqui para visualizar.
Duração do Curso

5 anos (10 semestres)

Investimento

Realengo - Manhã R$ 588,86*

*Valor já com desconto para pagamento antecipado.

Onde Cursar

Realengo

Inscrições Inscreva-se


Diferenciais

A  estrutura curricular

Curso com tradição de mais de 25 anos na Zona Oeste do Rio de Janeiro, oferece  uma  estrutura curricular de 4275h de Carga Horária Total, possibilitando assim a inserção dos alunos no campo profissional durante todo o processo formador, desde o primeiro ano de curso envolvendo os diversos níveis de atenção a saúde e complexidade do sistema. Há ainda a preocupação quanto ao estimulo e incentivo das práticas integrais em fisioterapia, sob o foco da educação, promoção e recuperação em saúde, garantidas pelas diversas atividades de campo, ações sociais, pesquisas e estágio obrigatório. Os conteúdos da estrutura curricular são distribuidos de forma equilibrada entre teoria e prática, com metodologias ativas de aprendizagem e articulando o ensino-serviço-comunidade.

Corpo Docente composto por Doutores, mestres e especialistas com larga experiência na profissão e atuantes no mundo do trabalho.

 Laboratórios de aprendizado Prático

Oferece uma das mais completas e modernas clinica-escolas do Rio de Janeiro, com jardim sensório-motor, piscina terapêutica totalmente adaptada e aquecida, ginásios, e equipamentos modernos, de alta tecnologia. Na clínica-escola os alunos têm a oportunidade de praticar os procedimentos em fisioterapia com a supervisão dos professores do curso, através do estágio obrigatório e aulas.

Possuímos todos os laboratórios para a formação adequada, permitindo assim aulas práticas ricas e bem orientadas para o aprendizado.

Pesquisas em Fisioterapia

O estímulo a pesquisa se dá através do Núcleo de Pesquisas em Fisioterapia – NUPEF, que concentra seus estudos através de projetos de pesquisas e extensão, que envolvem os alunos e docentes do curso desde o primeiro ano. A Revista Eletrônica da UCB contribui com a publicação de estudos desenvolvidos pelos alunos, garantindo as práticas e o estímulo à ciência em saúde.



Mercado de Trabalho

O Fisioterapeuta  poderá atuar nas clínicas, consultórios, escolas, docência superior, gestão de serviços de saúde, hospitais, centros de reabilitação física, nos Programas de Saúde da Família, em SPA’s, empresas em geral, academias, clubes, consultorias e auditorias.



Informações Gerais

Documentações necessárias para a Matrícula.

• Diploma de Conclusão do Ensino Médio – antigo 2º grau (original e cópia autenticada);

• Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia autenticada);

• Cópia do Diário Oficial com a publicação do nome do interessado como concluinte dos estudos do Ensino Médio. Somente para os que concluíram a partir 1985 (1 cópia autenticada pelo Colégio). Esse documento só é válido para os candidatos que cursaram o Ensino Médio nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo;

• Carteira de Identidade (original e cópia); não serve CNH;

• Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);

• CPF (original e cópia) – sendo menor de idade, apresentar cópia do seu CPF  e a do responsável financeiro;

• Título de Eleitor (original e cópia);

• Comprovante de Residência recente (original e cópia);

• (1) retrato 3 x 4, recente de frente;

• Prova de estar em dia com as obrigações militares, se do sexo masculino (original e cópia).

 

Acesse o Blog do PSF Catiri para ver as atividades do curso de Fisioterapia:


Cursos Relacionados