Cursos / Graduação / presencial

Fisioterapia (Bacharelado)

Sobre o Curso

Coordenador(es)

  • Lucia Gil da Silva
  • Fisioterapeuta graduada pela Universidade Gama Filho (2002) . Mestre em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho (2007). Coordenadora e docente do curso de graduação em Fisioterapia da Universidade Castelo Branco (UCB-RJ). Integrante de Câmara Técnica de Fisioterapia Neurofuncional e da Comissão de Educação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 2ª Região. Membro da Diretoria da Associação de Parkinson carioca - APC, Membro fundadora da ABRAFIN e membro da ABENFISIO . Tem experiência na área de Fisioterapia , com ênfase em fisioterapia neurofuncional e saúde coletiva.



Objetivos

Formar Fisioterapeutas que atendam ao modelo de atenção à saúde vigente no país – SUS, com perfil crítico-reflexivo, participativo, ético e habilitado cientificamente a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, tendo como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades com os objetivos de preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos.

 O curso da UCB foi indicado duas vezes ao Prêmio TopFisio e finalista da edição 2007 da premiação.



Estrutura Curricular Clique aqui para visualizar.
Duração do Curso

5 anos (10 semestres)

Investimento

Realengo - Manhã/Noite - R$ 584,82*

*Valor já com desconto para pagamento antecipado.

*Valores sujeitos a alteração, de acordo com o número de créditos cursados.

Onde Cursar

Campus Realengo.

Inscrições Inscreva-se


Diferenciais

A  estrutura curricular

Curso com tradição de mais de 25 anos na Zona Oeste do Rio de Janeiro, oferece  uma  estrutura curricular de 4275h de Carga Horária Total, possibilitando assim a inserção dos alunos no campo profissional durante todo o processo formador, desde o primeiro ano de curso envolvendo os diversos níveis de atenção a saúde e complexidade do sistema. Há ainda a preocupação quanto ao estimulo e incentivo das práticas integrais em fisioterapia, sob o foco da educação, promoção e recuperação em saúde, garantidas pelas diversas atividades de campo, ações sociais, pesquisas e estágio obrigatório. Os conteúdos da estrutura curricular são distribuidos de forma equilibrada entre teoria e prática, com metodologias ativas de aprendizagem e articulando o ensino-serviço-comunidade.

Corpo Docente composto por Doutores, mestres e especialistas com larga experiência na profissão e atuantes no mundo do trabalho.

 Laboratórios de aprendizado Prático

Oferece uma das mais completas e modernas clinica-escolas do Rio de Janeiro, com jardim sensório-motor, piscina terapêutica totalmente adaptada e aquecida, ginásios, e equipamentos modernos, de alta tecnologia. Na clínica-escola os alunos têm a oportunidade de praticar os procedimentos em fisioterapia com a supervisão dos professores do curso, através do estágio obrigatório e aulas.

Possuímos todos os laboratórios para a formação adequada, permitindo assim aulas práticas ricas e bem orientadas para o aprendizado.

Pesquisas em Fisioterapia

O estímulo a pesquisa se dá através do Núcleo de Pesquisas em Fisioterapia – NUPEF, que concentra seus estudos através de projetos de pesquisas e extensão, que envolvem os alunos e docentes do curso desde o primeiro ano. A Revista Eletrônica da UCB contribui com a publicação de estudos desenvolvidos pelos alunos, garantindo as práticas e o estímulo à ciência em saúde.



Mercado de Trabalho

O Fisioterapeuta  poderá atuar nas clínicas, consultórios, escolas, docência superior, gestão de serviços de saúde, hospitais, centros de reabilitação física, nos Programas de Saúde da Família, em SPA’s, empresas em geral, academias, clubes, consultorias e auditorias.



Informações Gerais

Documentações necessárias para a Matrícula.

Acesse o Blog do PSF Catiri para ver as atividades do curso de Fisioterapia:


Cursos Relacionados