Publicado em 14/06/2021.
Odir de Souza Carmo tem uma longa trajetória no esporte. Ele começou a trabalhar com a seleção brasileira de futebol das categorias de base em 2001. No ano seguinte, começou a prestar serviços para CBF como fisioterapeuta e professor de Educação Física da seleção profissional. Mas conta que “já trabalhei com a seleção olímpica de futebol e com a delegação paraolímpica. Estive em três Copas do Mundo, 3 Copas das Confederações, 5 Copas Américas e 3 Olimpíadas”. Atualmente, acompanha a seleção na Copa América, que está sendo realizada no Brasil.
Mas, antes disso, a ligação do professor Odir é com a Universidade Castelo Branco. Ele entrou na UCB para cursar Educação Física em 1978. De lá pra cá, fez a segunda graduação em Fisioterapia e se especializou em ginástica médica e em ciência da motricidade humana. Hoje, Odir ministra as disciplinas Fisioterapia Aquática, Fisioterapia Desportiva e Fundamentos de Fisioterapia, no curso de Fisioterapia, e Atividades para grupos especiais, em Educação Física.
Em um mundo já começando a observar as sequelas provocadas pela COVID-19 nos pacientes, o professor conta quais são os desafios da profissão para este novo momento: “Felizmente, nossa profissão tem as especialidades de Fisioterapia Respiratória e Musculoesquelética, que têm colaborado muito junto aos profissionais de saúde, prevenindo e recuperando as diversas sequelas desta doença. Com isso constatamos o destaque destes profissionais”. Inclusive, ele acredita que o coronavírus deixará muitas sequelas: “Temos constatado uma síndrome pós-Covid, que incluem sequelas respiratória, neurológica e musculoesquelética. Vejo que o principal desafio é buscarmos conhecer cada vez mais a doença e nos prepararmos para os futuros desafios”.
Para os alunos que estão prestes a entrar no mercado de trabalho, professor Odir orienta que “cada vez mais pesquisem e se especializem, pois a profissão necessita que estejamos atualizados”.
Já em relação à seleção brasileira, a principal preocupação em competições oficiais é “a forma física dos jogadores e se apresentam alguma lesão, também os equipamentos para recuperação dos atletas, enfim temos que ter muito profissionalismo para fazer o nosso melhor”.
No dia 04/08/2022 os alunos dos cursos de saúde do Grau Técnico fizeram uma visita guiada nas (...)
O CNS - Conselho Nacional de Saúde, através do Parecer Técnico Nº196/2022, emitiu no dia 17 (...)
O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teix (...)
(Licenciatura) Formar o Professor de Educação Física para atuar com excelência no âmbito da Educação Básica.
Enfermagem é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano.
O Curso de Graduação em Jornalismo prepara o estudante para o mercado dinâmico e cada vez mais multidisciplinar da comunicação.
(Bacharelado) Habilitar educadores capazes de garantir o acesso de seus alunos às práticas da Educação Física não escolar.
Formar farmacêuticos generalistas capazes de atuar em equipe multiprofissional em diversas áreas.
A UCB oferece o Vestibular Digital para você escolher o dia e a hora para realizar sua prova! Ou então você pode ingressar com a sua nota do ENEM.
Saiba maisSe você já tem um Diploma de Nível Superior ou deseja se transferir de uma outra instituição para a UCB, você tem um desconto de até 70% durante todo o curso.
Saiba maisVocê pode financiar sua graduação com o FIES do MEC, que tem variações conforme a renda familiar, ou com o PRAVALER, que oferece planos para Veteranos e Calouros.
Saiba maisA tão sonha oportunidade de cursar medicina em Realengo está cada vez mais próxima. Faça o cadastro de reserva usando sua nota do ENEM.
Saiba maisRealengo | Penha
Parque Burle | Cabo Frio
Búzios | Guaratiba
Santa Cruz | Duque de Caxias
São Pedro da Aldeia