CIRURGIA GERAL - Universidade Castelo Branco

CIRURGIA GERAL

CIRURGIA GERAL

 

TITULAÇÃO:

Especialista

DURAÇÃO:

8640h / 36 meses

PRÓXIMA TURMA:

Veja mais em https://aporteducacional.com/pos-graduacaonacional/

UNIDADES:

Veja mais em https://aporteducacional.com/pos-graduacaonacional/

 

MODALIDADE:

Presencial

TURNOS:

HORÁRIOS:

Veja mais em https://aporteducacional.com/pos-graduacaonacional/

 

INVESTIMENTO:

Veja mais em https://aporteducacional.com/pos-graduacaonacional/

OBJETIVO

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CIRURGIA GERAL

  • OBJETIVOS:
  • GERAL: Possibilitar o aprendizado na área da Cirurgia Geral, associada aos conhecimentos básicos e específicos, formando especialistas competentes com habilidades em ações de diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico das doenças de pacientes de qualquer idade, com sentido humanista e estrita observância aos princípios éticos.

 

  • ESPECÍFICOS:
  1. Oferecer a oportunidade de adquirir os conhecimentos científicos e habilidades necessárias para a compreensão fisiopatológica, diagnóstico e tratamento das doenças cirúrgicas e suas possíveis complicações;
  2. Desenvolver a correta técnica de anamnese, exame físico e raciocínio clínico das patologias cirúrgicas;
  3. Aprimorar a relação médico-paciente, incluindo o processo assistencial de acolhimento, acompanhamento clínico hospitalar e ambulatorial, alta hospitalar e orientação pós-alta;
  4. Transmitir os elementos básicos para o exercício do trabalho interdisciplinar e transdisciplinar como uma estratégia eficaz para alcançar melhores benefícios para seus pacientes;
  5. Incentivar o desenvolvimento de suas habilidades de ensino, praticando e supervisionando, com pessoal da graduação, procedimentos técnicos e instrumentais que normalmente exigem o diagnóstico e tratamento de um paciente em serviços de Cirurgia, seja ambulatorial ou hospitalizado;
  6. Desenvolver habilidades manuais para uma técnica cuidadosa de procedimentos especializados e cirúrgicos, inclusive de procedimentos minimamente invasivos;
  7. Conhecer a literatura médica relacionada à Cirurgia Geral, podendo julgar e analisar a validade metodológica e a utilidade de publicações científicas para uso em medicina;
  8. Preparar, escrever e publicar casos clínicos e apresentações científicas;
  9. Proporcionar oportunidades de aprendizagem em relação ao desenho e execução de projetos de pesquisa relacionados a essa área do conhecimento, o que lhes permitirá contribuir futuramente para melhor compreensão, prevenção e tratamento de problemas específicos da especialidade.

MERCADO DE TRABALHO

A área de atuação do cirurgião geral consiste em um amplo e diversificado espectro de doenças, entre elas as patologias da parede abdominal, do aparelho digestivo, endocrinológicas, oncológicas e urgências traumáticas e não-traumáticas. Somado à essa atuação, espera-se do cirurgião competências baseadas em evidências científicas, no campo da pesquisa e da bioética, proporcionando ao paciente e à comunidade o tratamento, conforto e acolhimento diante de doenças que necessitam de manejo cirúrgico especializado. Além disso, a Cirurgia Geral é pré-requisito para diversas áreas de especialização cirúrgica, desta forma, todo o profissional que atua neste campo necessita e se beneficia destes conhecimentos básicos e essenciais da cirurgia.

DIFERENCIAIS

  • PÚBLICO ALVO: Curso dedicado à formação profissional de Médicos Estrangeiros formados em universidades de medicina estrangeiras.
  A metodologia do curso é constituída pelo seguinte conjunto de estratégias pedagógicas:
  • Inter e transdisciplinaridade
  • Trabalho cooperativo
  • Aulas Teóricas
  • Aulas práticas
  Atividades teóricas As aulas teóricas são presenciais com uso de ambiente virtual de aprendizagem, reforçadas por discussões de estudo de casos, leitura de capítulos de livros (constam na bibliografia básica), com ênfase na fixação dos conteúdos, bem como na leitura e discussão de artigos acadêmicos (específicos da área de cada disciplina).   Atividades práticas As atividades práticas constituem práticas profissionais de serviço médico, práticas acadêmicas, práticas em docência e práticas em pesquisa   Práticas profissionais de serviço médico Estas compreendem a realização de serviços que não podem exceder 12 horas contínuas, sendo: serviço ambulatorial em cirurgias e atividades de gestão hospitalar. Os serviços acontecem em hospitais e clínicas especializadas. Os alunos estarão sempre sob a supervisão de um preceptor médico. O programa contempla ainda que, sob supervisão do preceptor, o aluno realize práticas profissionais de serviço médico por meio de telemedicina.   Práticas acadêmicas (podem ser mediadas por tecnologia em tempo real) Estas são: seminários, fóruns, discussão de casos clínicos, resolução de problemas por meio de exercícios, preparação de portfólios, elaboração do projeto de pesquisa, análise estatística de atendimentos, entre outras formas de técnicas de aprendizagem. Devem estar devidamente anotadas no diário de registro do aluno.   Práticas em docência Compreende o cumprimento de atividades docentes com a assistência do preceptor. Consiste na supervisão de alunos do curso de turmas posteriores. Assim, o PG3 pode supervisionar as atividades do PG2 e do PG1, enquanto o PG2 pode supervisionar as atividades do PG1.   Práticas em pesquisa Os alunos de pós-graduação desenvolvem um projeto de investigação da subespecialidade escolhida e executam o projeto na forma de TCC. O projeto de investigação científica deverá ser aprovado pelo responsável médico indicado para ser orientador do projeto.

COORDENAÇÃO

GUILHERME MIRANDA DE FREITAS Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7783903350186682

GRADE CURRICULAR

Condições / Ingresso

Vestibular e ENEM

A UCB oferece o Vestibular Digital para você escolher o dia e a hora para realizar sua prova! Ou então você pode ingressar com a sua nota do ENEM.

Saiba mais

Diplomados e Transferência

Se você já tem um Diploma de Nível Superior ou deseja se transferir de uma outra instituição para a UCB, você tem um desconto de até 70% durante todo o curso.

Saiba mais

FIES e PRAVALER

Você pode financiar sua graduação com o FIES do MEC, que tem variações conforme a renda familiar, ou com o PRAVALER, que oferece planos para Veteranos e Calouros.

Saiba mais

Cadastro de Reserva - Medicina

A tão sonha oportunidade de cursar medicina em Realengo está cada vez mais próxima. Faça o cadastro de reserva usando sua nota do ENEM.

Saiba mais

CLIQUE E RECEBA NOTIFICAÇÕES

PERMITIR

CONTATO

Unidades

Realengo

Penha

Polos

Realengo | Penha

Parque Burle | Cabo Frio

Búzios | Guaratiba

Santa Cruz | Duque de Caxias

São Pedro da Aldeia

Trabalhe conosco

Bem-Vindo

ENTRAR