TRAUMATO ORTOPEDIA (Pós Presencial) - Universidade Castelo Branco

TRAUMATO ORTOPEDIA (Pós Presencial)

TRAUMATO ORTOPEDIA (Pós Presencial)

Veja mais em https://aporteducacional.com/pos-graduacaonacional/

 

TITULAÇÃO:

Especialista

DURAÇÃO:

8.816 horas/ 36 meses

PRÓXIMA TURMA:

Veja mais em https://aporteducacional.com/pos-graduacaonacional/

UNIDADES:

Veja mais em https://aporteducacional.com/pos-graduacaonacional/

 

MODALIDADE:

Presencial

TURNOS:

Veja mais em https://aporteducacional.com/pos-graduacaonacional/

HORÁRIOS:

Veja mais em https://aporteducacional.com/pos-graduacaonacional/

 

INVESTIMENTO:

Veja mais em https://aporteducacional.com/pos-graduacaonacional/

OBJETIVO

  • PRÉ-REQUISITO(s): Graduação em Medicina.
    • OBJETIVOS:
    • GERAL: Habilitar médicos especialistas na área de Traumato-Ortopedia para atuarem tanto em ambientes hospitalar e cirúrgico como em ambulatórios, sendo capazes de realizar com eficácia e empatia o diagnóstico, o tratamento e a prevenção das lesões, realizando também toda a gama de cirurgias inerentes à especialidade.

     

    • ESPECÍFICOS:

     

    – Desenvolver e aprofundar os conhecimentos em anatomia, biomecânica e fisiologia humana do sistema musculoesquelético, com ênfase na anatomia das vias de acesso cirúrgico ortopédico e na semiologia ortopédica.

     

    – Iniciar e desenvolver os princípios para o diagnóstico e o tratamento das afecções em traumatologia e medicina de urgência.

     

    – Aplicar o raciocínio diagnóstico e elaborar propostas terapêuticas para as afecções do sistema musculoesquelético, incluindo as doenças ortopédicas e as relacionadas a reumatologia, neurologia, cirurgia vascular, mal formações congênitas e deformidades adquiridas, entre outras.

     

    – Dominar e executar a propedêutica, o diagnóstico e o tratamento clínico e cirúrgico das afecções da coluna, do quadril, do joelho, do pé e do tornozelo, do ombro e do cotovelo, da mão, dos tumores ósseos, das leões ortopédicas pediátricas, do trauma, da reconstrução de membros e das artroscopias diagnósticas e terapêuticas

     

     

    – Abordar e participar do tratamento dos pacientes cm dores crônicas

     

    – Atender pacientes ambulatoriais com doenças osteomioarticulares e com tendinopatias

    – Internar e acompanhar pacientes internados com lesões e doenças osteomioarticulares

    – Realizar procedimentos cirúrgicos, dos mais diversos tipos, do mais simples ao mais complexo,  das lesões osteomioarticulares
    – Realizar cirurgias de pequena, média e grande  complexidade

    – Desenvolver competências e habilidades para a autonomia acadêmica (autoaprendizado) e da educação continuada

    – Desenvolver competências e habilidades para trabalhar em equipes multidisciplinares da saúde

    – Realizar pesquisas científicas e ou de revisão de literatura voltadas para geração e divulgação de conhecimentos e tecnologias orientadas à traumato-ortopedia

    – Aplicar os princípios e valores éticos médicos e humanistas no cuidado aos pacientes, à sua família e à sociedade como um todo, com atenção aos marcos legais


     

MERCADO DE TRABALHO

A  Traumato–Ortopedia  trabalha de forma a garantir um atendimento nas lesões traumáticas e ortopédicas fundamentais, nos aspectos preventivo, curativo e reabilitador. Devido aos seus benefícios nas diversas vertentes que abrangem as lesões ósteo-músculo-articulares, é uma área de trabalho com demanda crescente no mercado, exigindo também interação com outros profissionais que participam na reabilitação ortopédica. O   trauma é hoje a 3ª causa de morte no Brasil, e a maior causa de morte em adultos jovens, o que mostra a importância e a necessidade crescente de médicos especialistas em Traumato-Ortopedia. Por outro lado, a Ortopedia, parte da especialidade médico-cirúrgica que se dedica não aos traumas em si, mas às lesões ósteo-articulares, musculares e tendinosas agudas e crônicas tem sido também cada vez mais requisitada. O envelhecimento da população e  o sobrepeso/obesidade, que se tornaram quase endêmicos, fizeram com que as lesões de joelho, de coluna e de quadril, entre outras, sejam a cada dia mais comuns, requerendo acompanhamento ortopédico e, muitas vezes, cirurgias  para a colocação de próteses articulares. O mesmo vale para o sedentarismo, que sempre resulta em problemas musculares, tendinopatias e osteoartrites – áreas em que a atuação da Traumato-Ortopedia é indispensável. O trabalho médico dos especialistas em Traumato-Ortopedia pode contribuir significativamente para o bem estar e para a melhoria da qualidade de vida da população. Pretendemos, pois, que  no nosso curso de pós graduação os alunos sejam treinados, na prática, mas sem desprezar a teoria e Medicina baseada em Evidências, em todos os aspectos e áreas da Traumato-Ortopedia, incluindo a multidisciplinaridade e a integração com profissionais de fisioterapia, Educação Física, Enfermagem e Nutrição, de tal modo que, ao concluírem o curso, estejam aptos a exercerem a  Traumato-Ortopedia em sua plenitude.

DIFERENCIAIS

  • PÚBLICO ALVO: Curso dedicado à formação/especialização profissional de Médicos Estrangeiros formados em faculdades de Medicina situadas fora do Brasil.O curso de especialização, do tipo hands on, ocorrerá em dois hospitais de grande porte do estado do Rio de Janeiro. A saber: 1) HTO-BaixadaHospital exclusivamente dedicado à Traumato-Ortopedia, conta com 84 leitos cirúrgicos, além de Unidade de Terapia Intensiva. No seu bloco operatório, há 6 salas de cirurgia. Em média, o hospital realiza 200 cirurgias por semana. As subespecialidades em que o hospital atua são:- Trauma- Joelho - Mão - Ombro - Anel Pélvico - Utilização de fixadores e externos - Quadril - Pé O HTO tem, ainda um grande volume de procedimentos artroscópicos, tanto terapêuticos quanto para diagnóstico. Os pós-graduando s integrarão e participarão do atendimento de rotina nas enfermarias e nos ambulatórios, além de atuar no pré e pós-operatório e na realização de cirurgias. 2) Hospital Geral de Nova Iguaçu/HGNI Hospital geral de demanda espontânea, com 72 leitos ortopédicos adultos e 4 infantis (dispostos em 12 enfermarias), além de emergência aberta 24 horas por dia, 7 dias na semana, o HGNI possui  2 salas de cirurgias ortopédicas e efetua cerca de 200 cirurgias eletivas por mês, em sua maioria de trauma, mas também contemplando cirurgias de Quadril, Joelho, Oncologia ortopédica, cirurgia de ombro e Ortopedia Pediátrica, além de cerca de 100 cirurgias mensais  de emergência, o que eleva a média mensal de cirurgias traumato-ortopédicas para 300/mês. Neste hospital os pós-graduandos acompanharão a rotina do serviço e também o atendimento da emergência ortopédica, 24 horas, 7 dias por semana (no caso das emergências, em plantões de de 24 horas).

COORDENAÇÃO

GRADE CURRICULAR

Condições / Ingresso

Vestibular e ENEM

A UCB oferece o Vestibular Digital para você escolher o dia e a hora para realizar sua prova! Ou então você pode ingressar com a sua nota do ENEM.

Saiba mais

Diplomados e Transferência

Se você já tem um Diploma de Nível Superior ou deseja se transferir de uma outra instituição para a UCB, você tem um desconto de até 70% durante todo o curso.

Saiba mais

PRAVALER

Você pode financiar sua graduação com o PRAVALER! Exceto Medicina Humana. Sua graduação pela metade do valor no dobro do tempo.

Saiba mais

Sistema e-MEC

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC.

ACESSE JÁ!

CLIQUE E RECEBA NOTIFICAÇÕES

PERMITIR

CONTATO

Unidades

Realengo

Penha

Polos

Realengo | Penha

Parque Burle | Cabo Frio

Búzios | Guaratiba

Santa Cruz | Duque de Caxias

São Pedro da Aldeia

Trabalhe conosco

Bem-Vindo

ENTRAR