ENADE 2014 - Universidade Castelo Branco

Conheça a UCB

UCB, a melhor universidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro, possui mais de 30 cursos de Graduação, além de Pós-Graduação.

ENADE 2014

O que é Enade?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

O Enade é obrigatório?

A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável para a emissão do histórico escolar, que terá como registro a data em que realizou o Exame, assim como para a expedição do diploma pela IES.

Clique aqui para ver as perguntas mais freqüentes. Conforme a Portaria Normativa MEC no 8, de 14/3/2014, serão avaliados pelo Enade 2014 os cursos que conferem diploma de:

Bacharel ou Licenciatura em: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS; CIÊNCIAS SOCIAIS (ead); EDUCAÇÃO FÍSICA; GEOGRAFIA; HISTÓRIA, LETRAS-ESPANHO; LETRAS-INGLÊS; LETRAS-LITERATURA; MATEMÁTICA; PEDAGOGIA; REDES DE COMPUTADORES E SISTEMA DE INFORMAÇÃO

ATENÇÃO – INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Estudante que deixou de fazer o Enade pode apresentar recurso

Quarta-feira, 04 de fevereiro de 2015 – 13:00

Os estudantes habilitados que não compareceram ao Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) de 2014 e tiveram o pedido de dispensa indeferido pela instituição na qual estudam têm mais uma chance de ser liberados. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) recebe recursos até o dia 17 próximo, pela internet.

O pedido deve conter declaração original de aluno regular e habilitado ao exame, comprovada por meio de assinatura do responsável na instituição de ensino — o documento estará disponível on-line para preenchimento e impressão. Também será necessário apresentar cópia autenticada ou original do documento comprobatório do impedimento da participação. Apresentados os documentos, o sistema vai gerar um número de protocolo de registro de preenchimento e retirada, o qual deve ser usado pelo estudante para acompanhar o processo.

Os critérios para deferimento de dispensa constam do anexo da Portaria do Inep nº 584, de 3 de dezembro de 2014. O estudante que permanecer em situação irregular deve ser inscrito para o próximo exame. A lista completa dos dispensados será divulgada no portal do Inep em data a ser divulgada.

Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo do exame é aferir o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências. As provas da edição de 2014 foram aplicadas em 23 de novembro. Estavam inscritos 483.520 estudantes. O índice de abstenção foi de 17,9%.

Os recursos devem ser apresentados na página do Enade na internet.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

REALIZAÇÃO DE PROVA

•  Apenas os concluintes farão prova este ano;
• Os alunos ingressantes, matrícula 2014, deverão ser inscritos, embora estejam dispensados da participação do exame;
• Serão dispensados do exame todos os estudantes irregulares de anos anteriores.
• Serão dispensados do exame todos os concluintes que colarem grau até o dia 30 de agosto, cabendo a ressalva de que a data ideal para a colação deverá ser até o dia 15/08, pois as inscrições encerram em 30/08/2013.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

Aluno Concluinte (Bacharelado): aquele que tenha expectativa de conclusão do curso até julho de 2015, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES, até o término do período de inscrições (30/08/2013);

• Os alunos que foram convocados no Enade 2013 e, por qualquer razão, não realizaram a prova, ou tampouco foram beneficiados com dispensa do Ministério da Educação, encontram-se em situação irregular e SERÃO DISPENSADOS, ESTE ANO, DA REALIZAÇÃO DO EXAME, após sua inscrição no Enade 2014 pela UCB. Mais informações acesse o manual abaixo ou clique aqui e acesse o site do INEP.

DATA E LOCAL DA PROVA

O ENADE 2014 será aplicado no dia 23 de novembro, com início às 13 (treze) horas do horário oficial de Brasília (DF).

O ESTUDANTE SÓ CONHECERÁ O LOCAL DE PROVA E IMPRIMIRÁ O CARTÃO DE INFORMAÇÃO APÓS O PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE – PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO.

Os universitários avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, Enade 2014, terão do dia 21 de outubro até o dia 23 de novembro para preencher eletronicamente o Questionário do Estudante, disponível no site http://www.inep.gov.br. Na primeira entrada no sistema, o estudante deverá informar um e-mail e o número do CPF. O acesso será validado por meio do número do documento digitado.

A UCB disponibilizará em período a ser divulgado, horários nos laboratórios de informática para seus alunos preencherem o questionário.

De caráter obrigatório, o ato de responder o questionário é extremamente importante para o desenvolvimento da avaliação do ensino superior brasileiro. As informações prestadas na pesquisa subsidiam a construção de indicadores educacionais de qualidade da educação superior, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC).

– Lembre-se

• A situação do aluno em relação ao Enade consta no Histórico Escolar;
• A colação de grau está condicionada à participação no Exame;
• O desempenho individual na prova é divulgado apenas para o próprio estudante, a partir de consulta personalizada (as instruções encontram-se disponibilizadas no ambiente ENADE/INEP);
• O desempenho do Curso e da Instituição será divulgado publicamente e a partir dele decidida a renovação de reconhecimento do Curso automática.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

• Aluno Concluinte (Bacharelado): aquele que tenha expectativa de conclusão do curso até julho de 2014, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES, até o término do período de inscrições (30/08/2013);
• Aluno Concluinte (Tecnólogo): aquele que tenha expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2013, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo do curso da IES, até o término do período de inscrições (30/08/2013);
• Os alunos que foram convocados no Enade 2012 e, por qualquer razão, não realizaram a prova, ou tampouco foram beneficiados com dispensa do Ministério da Educação, encontram-se em situação irregular e SERÃO DISPENSADOS, ESTE ANO, DA REALIZAÇÃO DO EXAME, após sua inscrição no Enade 2013 pela UCB. Mais informações acesse o manual abaixo ou clique aqui e acesse o site do INEP.

DATA E LOCAL DE PROVA:

O ENADE 2013 será aplicado no dia 24 de novembro, com início às 13 (treze) horas do horário oficial de Brasília (DF).
O ESTUDANTE SÓ CONHECERÁ O LOCAL DE PROVA E IMPRIMIRÁ O CARTÃO DE INFORMAÇÃO APÓS O PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE – PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO.

Os universitários avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, Enade 2013, terão do dia 22 de outubro até o dia 24 de novembro para preencher eletronicamente o Questionário do Estudante, disponível no site http://www.inep.gov.br. Na primeira entrada no sistema, o estudante deverá informar um e-mail e o número do CPF. O acesso será validado por meio do número do documento digitado.

A UCB disponibilizará em período a ser divulgado, horários nos laboratórios de informática para seus alunos preencherem o questionário.

De caráter obrigatório, o ato de responder o questionário é extremamente importante para o desenvolvimento da avaliação do ensino superior brasileiro. As informações prestadas na pesquisa subsidiam a construção de indicadores educacionais de qualidade da educação superior, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC).

– Lembre-se

• A situação do aluno em relação ao Enade consta no Histórico Escolar;
• A colação de grau está condicionada à participação no Exame;
• O desempenho individual na prova é divulgado apenas para o próprio estudante, a partir de consulta personalizada (as instruções encontram-se disponibilizadas no ambiente ENADE/INEP);
• O desempenho do Curso e da Instituição será divulgado publicamente e a partir dele decidida a renovação de reconhecimento do Curso automática.

Manual de Enade 2014

CRONOGRAMA

DataAssuntoCompetência
04/06/2014Diretrizes para as provas do Enade 2013Inep
19/09/2014Divulgação eletrônica da lista de estudantes inscritos e convocados ao Enade 2013Inep
21/10/2014 a 23/11/2014Preenchimento do Questionário do Estudante – participação obrigatória condição necessária para o conhecimento do local de prova – www.inep.gov.brEstudante
21/10/2014 a 23/11/2014Consulta ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante – condicionada ao preenchimento do QuestionárioEstudante
23/11/2014 (13 h)Aplicação das provas do Enade 2013Inep

Prova

  • 10 questões de Formação Geral (8 questões de múltipla escolha e 2 questões discursivas)
  • 30 questões do Componente Específico da área avaliada (27 questões de múltipla escolha e 3 questões discursivas)
  • Questionário
  • Percepção sobre a prova

Alunos Selecionados

Cursos Destaque

ENFERMAGEM DO TRABALHO

ENFERMAGEM DO TRABALHO

Investimento

Saiba mais

HISTÓRIA

HISTÓRIA

Atender as exigências das sociedades contemporâneas no sentido da profissionalização dos licenciados em História.

Investimento
R$ 142,50*

Saiba mais

METODOLOGIAS ATIVAS DA EDUCAÇÃO

METODOLOGIAS ATIVAS DA EDUCAÇÃO

Proporcionar atividades que desenvolvam as competências e habilidades.

Investimento
R$380,00*

Saiba mais

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Investimento

Saiba mais

GESTÃO DE PROJETOS E PROGRAMAS SOCIAIS

GESTÃO DE PROJETOS E PROGRAMAS SOCIAIS

Investimento

Saiba mais

Condições / Ingresso

Vestibular

A UCB oferece o Vestibular Agendado, em que você escolhe o dia e a hora que sejam melhores para você fazer a prova!

Saiba mais

UCB Facilita

O UCB FACILITA é um programa de parcelamento estudantil da Universidade Castelo Branco que possibilita o pagamento de 50% das mensalidades durante o curso e os outros 50% depois de formado e sem juros.

Saiba mais

FIES

Com o FIES, o aluno pode financiar sua graduação. É um programa do Ministério da Educação que oferece uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Saiba mais

ENEM

O ENEM é voltado aos alunos que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio. Com o ENEM, você pode ingressar na UCB sem precisar prestar o vestibular.

Saiba mais

CLIQUE E RECEBA NOTIFICAÇÕES

PERMITIR

CONTATO

Unidades

Realengo

Penha

Polos

Realengo | Penha

Parque Burle | Cabo Frio

Búzios | Guaratiba

Santa Cruz | Duque de Caxias

São Pedro da Aldeia

Trabalhe conosco

Bem-Vindo

ENTRAR