A Universidade Castelo Branco, com foco na consecução da sua missão, implantou o seu Programa Institucional de Iniciação Científica & Tecnológica (PIBIC&T) em consonância com os princípios gerais normativos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico & Tecnológico (CNPq).
Resolução Normativa CNPq RN-017/2006
• http://www.cnpq.br/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/100352
Programas de iniciação científica & tecnológica constituem-se em privilegiados mecanismos para identificar, estimular e iniciar estudantes de graduação no processo de desenvolvimento de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico. Sua finalidade é despertar a vocação científica e incentivar potenciais talentos entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projeto de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, orientados por pesquisadores qualificados.
Ao mesmo tempo em que desperta e qualifica o estudante academicamente, a iniciação científica e tecnológica também cumpre a função de processo estimulador de pesquisadores a encorajarem os estudantes de graduação a se engajarem em pesquisas científicas e em projetos de desenvolvimento tecnológico, recebendo orientação de Instituições comprometidas com o desenvolvimento técnico-científico do país, estimulando sempre o surgimento de novos pesquisadores.
Além do processo de produção e renovação do conhecimento e de tecnologias, estes programas constituem-se em meios eficazes para a formação de competências tais como a melhoria da análise crítica e criativa dos estudantes e pesquisadores, da maturidade intelectual, da compreensão da ciência e das possibilidades futuras tanto acadêmicas como profissionais.
Na Universidade Castelo Branco, para participar do processo de seleção à iniciação científica e tecnológica, o estudante precisa estar regularmente matriculado em curso de graduação, possuir excelente rendimento acadêmico, dedicar-se às atividades propostas na pesquisa ou no projeto de desenvolvimento tecnológico, ter cursado pelo menos 25% dos créditos exigidos para a integralização do seu curso de graduação e não estar no último período do curso. No caso de estudantes bolsistas do PIBIC&T, não possuir vínculo empregatício.
Contamos, portanto, com a adesão de todos os professores e estudantes interessados e que se enquadrem nas condições exigidas para a participação no Programa. Os projetos de Pesquisa deverão contemplar preferencialmente o desenvolvimento regional, a zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Leiam o Regulamento do PIBIC&T e estejam atentos aos Editais para a seleção de projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico.
Acesse o edital PIBIC&T 2021/2022 clicando aqui.
• Regulamento Geral do PIBIC&T
• Formulário I – Inscrição
• Formulário II – Termo de Indicação de Bolsista ou Voluntário
• Formulário III – Projeto de Pesquisa do Professor
• Formulário IV – Termo de Outorga e Aceitação de Bolsa
• Formulário V – Controle de Atividades do Aluno
• Formulário VI – Cancelamento e/ou Substituição de Aluno
• Formulário VII – Termo de Aluno Voluntário
• Formulário VIII – Termo de Aceitação da Condição de Pesquisador Voluntário
• Formulário IX – Relatório Parcial e Final – PIBICT
• Regras de Publicação do Resumo Expandido
• Links de Pesquisa
• Análises Clínicas
• Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento – NEPE Rio
• NUPEF – Núcleo de Pesquisas em Fisioterapia
•Trabalho, saúde, sociedade e cuidado: as interfaces da Enfermagem
• Nutrição Experimental e Dietética
• Grupo de Pesquisas em Exercício Físico e Promoção da Saúde
• Grupo de Pesquisa em Atividade Motora Adaptada
• Grupo de Estudo e Pesquisa do LBAFCH- Laboratório de Bases Anatomofisiológicas do Corpo Humano
• Grupo de Cultura Corporal Carioca – UCB
• BIODESP – Grupo de Pesquisa em Biodinâmica do Exercício, Saúde e Performance
• InFocus
• Núcleo de Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano
• Núcleo de Estudos e Conservação Animal – NECAN
• Educação a distância
• Núcleo de Análise do Espaço Geográfico: Ensino, Memória e Paisagem
• Núcleo de Estudos em Linguagem, Educação e Cultura
• Gestão Empreendedora Sustentável
• UMA ANÁLISE SOBRE O NÍVEL DE SERVIÇO DAS EMPRESAS NO TRANSPORTE DE CARGAS
• Inteligências Artificiais
• Laboratório de Pesquisa em História (LAPHIS)
• Estudos em Comunicação
pibict@castelobranco.br
Formar Fisioterapeutas que atendam ao modelo de atenção à saúde vigente no país – SUS.
Formar farmacêuticos generalistas capazes de atuar em equipe multiprofissional em diversas áreas.
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