Sua história começa em 1963 quando é criada uma pequena escola em Realengo, o Colégio de Aplicação Dr. Paulo Gissoni. O crescimento e o desenvolvimento desse novo espaço de ensino permitiram que a instituição concretizasse seus sonhos de alcançar compromissos maiores, caminhando da Educação Básica ao Ensino Superior.
A criação oficial da Universidade Castelo Branco ocorreu no dia 4 de janeiro de 1995, baseada na Portaria Ministerial n.º 1.834 de 29 de dezembro de 1994, com publicação no Diário Oficial da União de 30 de dezembro de 1994, Seção 1, p. 21.241.
A UCB oferece, hoje, cursos presenciais, semi presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Graduação Tecnológica, Pós-Graduação lato sensu, MBAs, Cursos Livres e se destaca também na área de Extensão, cuja característica principal é o envolvimento com a comunidade, por meio de complementação de estudos, atividades extraclasses e programas sociais. Pretende ser reconhecida por sua importância para o desenvolvimento sustentável regional por meio da oferta qualificada de formação acadêmica e profissional para o mundo do trabalho, da produção crítica do conhecimento e da realização de programas de ação social, que tenham como horizonte a inclusão e a formação cidadã.
O momento atual é de renovação da Educação a Distância na Universidade Castelo Branco. Por meio dessa modalidade de ensino visa a possibilitar o acesso democrático a todos os interessados em ingressar no Ensino Superior. A instituição realiza uma seleção criteriosa dos Polos de Apoio Presencial, com base nos critérios definidos pelo MEC e incorpora novas tecnologias e novos processos para a gestão visando ao desenvolvimento de um modelo de ensino-aprendizagem que permita mais interatividade e possibilidade construção coletiva do conhecimento.
O Polo é uma unidade de negócios responsável pelo apoio presencial aos estudantes dos cursos a distância que contribui para a ampliação do vínculo com a Universidade. Trata-se de um espaço privilegiado que necessita de instalações físicas, infraestrutura tecnológica e recursos humanos adequados, para contribuir com a excelência dos serviços prestados em EaD pela Instituição.
Para a UCB o Polo é uma expansão da Universidade, onde são realizados os encontros presenciais, previstos no Projeto Pedagógico dos cursos, as avaliações presenciais e outras atividades que exijam o comparecimento do aluno. É o local onde os estudantes podem interagir com outros colegas e com o Tutor presencial, para esclarecer suas dúvidas e receber orientações para realizarem seus cursos com sucesso.
É muito importante que os parceiros sejam empreendedores empenhados em contribuir de forma significativa para expansão da abrangência da UCB, sem perder de vista o compromisso com a qualidade da formação dos estudantes. É desejável que acreditem nas transformações sociais que o Polo pode oferecer na região em que atuam e sejam proativos para usufruírem do potencial lucrativo que o modelo de negócios disponibiliza.
· Coordenador;
· Tutor presencial*;
· Secretário ou Auxiliar de secretaria;
· Bibliotecário ou Auxiliar de Biblioteca;
· Monitor do laboratório de Informática;
· Profissionais para manutenção do Polo.
*O Tutor presencial será contratado pela UCB. Os demais integrantes da equipe deverão ser contratados pelo Parceiro.
A infraestrutura do polo pode variar de acordo com o com a quantidade de vagas anuais previstas e com as atividades presenciais propostas nos cursos oferecidos. Para a implantação de um Polo é necessário que o parceiro disponibilize:
· Salas de aula;· Secretaria;· Sala de coordenação de polo;· Sala de tutores;· Auditório;· Espaço de convivência;· Banheiros masculino e feminino acessíveis;· Biblioteca;· Laboratório de informática;· Laboratórios didáticos específicos*;*Esses laboratórios serão necessários no caso de exigência nos projetos pedagógicos dos cursos ofertados.
– Instituição pioneira na implantação de Educação a Distância no Brasil, tendo sido credenciada pelo MEC por meio da Portaria n.º 1247/2002;
– Percentuais de repasse aos Parceiros que garantem um investimento lucrativo;
– Suporte acadêmico e administrativo na implantação e gestão da operação do Polo;
– Investimento em ações comerciais e de marketing, a nível institucional, e apoio nas ações regionais, para incrementar a captação de alunos;
– Capacitação permanente das equipes que atuam na operação do Polo;
– Ambiente virtual de aprendizagem de fácil usabilidade e com ferramentas de interatividade que possibilitam a troca de conhecimentos e experiências durante o curso.
– Metodologia de EAD que garante a qualidade do ensino;
– Conteúdos desenvolvidos por professores qualificados e experientes.
– Material didático produzido por profissionais especializados em EAD, incluindo desenhistas instrucionais, designers gráficos, ilustradores, programadores, equipe de gravação e edição de vídeos, dentre outros.
– Equipe docente para acompanhamento da realização do curso composta por Coordenador do Curso, Professor Responsável por Disciplina, Tutor on-line e Tutor Presencial.
Veja mais em https://aporteducacional.com/pos-graduacaonacional/
Veja mais em https://aporteducacional.com/pos-graduacaonacional/
O curso de biomedicina tem por objetivo formar biomédico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva.
O Bacharelado em Administração tem por objetivo geral formar profissionais competentes.
Formar alunos com experiência teórico-prática completa.
A UCB oferece o Vestibular Digital para você escolher o dia e a hora para realizar sua prova! Ou então você pode ingressar com a sua nota do ENEM.
Saiba maisSe você já tem um Diploma de Nível Superior ou deseja se transferir de uma outra instituição para a UCB, você tem um desconto de até 70% durante todo o curso. Exceto curso de Medicina.
Saiba maisFaça Medicina na Castelo! Temos um processo seletivo exclusivo para Medicina. Ingresse com a nota do ENEM ou como Portador de Diploma
Inscreva-se aqui!Realengo | Penha
Parque Burle | Cabo Frio
Búzios | Guaratiba
Santa Cruz | Duque de Caxias
São Pedro da Aldeia